cclf - COORDENAÇÃO DO CURSO LETRAS FRANCES - CCLFRAN
Produção Intelectual
Participações em Bancas de Cursos (1)
2017, Monografia de Graduação ANALISE DOS EFEITOS DO DISCURSO PUBLICITARIO NA FORMACAO CRITICA DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MEDIO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR RODOVAL BORGES, SANTANA - AP, NASHYA VIANA RIBEIRO
Trabalho de Fim de Curso(39)
A retextualização como processo de produção textual na 1ª etapa do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos, ELICELMA ALMEIDA DE SENA ,
12/2016
Leitura e produção do gênero notícia digital e o uso de tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta de ensino, MARINETE DOS SANTOS PEREIRA ,
02/2017
ANÁLISE ENUNCIATIVO-DISCURSIVA EM COMENTÁRIOS ONLINE NA PÁGINA DE NOTÍCIAS DA REVISTA VEJA DA REDE SOCIAL FACEBOOK, WILLIAN GONÇALVES DA COSTA ,
11/2017
ANÁLISE DOS EFEITOS DO DISCURSO PUBLICITÁRIO NA FORMAÇÃO CRÍTICA DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR RODOVAL BORGES, SANTANA AP, NASHYA VIANA RIBEIRO ,
09/2017
REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS E INTERCULTURALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO À LUZ DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO, MARCUS VINÍCIUS RIBEIRO PURESA ,
05/2018
ORGANIZAÇÃO E MOVIMENTOS RETÓRICOS NO GÊNERO CARTA DO LEITOR, ELANE GARCIA COELHO ,
06/2018
"MULTILETRAMENTOS: PRODUÇÃO DE INFOGRÁFICOS HIPERMIDIÁTICOS NO ENSINO", ELOINY PTRA BRASIL LAZAMÉ DA NOBREGA ,
02/2018
PÁGINAS DA REDE SOCIAL FACEBOOK: FERRAMENTAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA FRANCESA E ASPECTOS FRANCÓFONOS, ROMARIO ESTRÃO PELAES ,
03/2019
PERFORMATIVIDADES IDENTITÁRIAS EM REDES SOCIAIS: CONSTRUÇÕES HETEROGLÓSSICAS DE TRANSEXUALIDADE EM COMENTÁRIOS NO FACEBOOK, WILLIAN GONÇALVES DA COSTA ,
12/2019
SEMIÓTICA DISCURSIVA E LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA: A SEMIÓTICA E OS SIGNOS DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA MODERNA NO FILME O CLUBE DA LUTA, ROBERTO DOS SANTOS DIAS ,
10/2019
A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL AFRO-BRASILEIRA EM PONTOS CANTADOS DE PRETOS VELHOS NA UMBANDA ESTUDO ETNOGRÁFICO-DISCURSIVO NO TERREIRO CASA DE LUZ ESTRELA DO ORIENTE, TANIA FATIMA LEAL DA SILVA ,
12/2019
O ensino de Língua Francesa na perspectiva da abordagem intercultural: desafios e possibilidades , ALCIR DOS SANTOS BRAGA ,
12/2019
Tecnologias e multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa: produção de notícias digitais com apoio de um protótipo didático, DANIEL DE ALMEIDA BRANDAO ,
12/2019
O uso e a importância de tecnologias digitais na Escola Nilton Balieiro Machado por professores de Língua Portuguesa, NEIDA ALFAIA SOARES ,
12/2019
A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE, DANIELE FERREIRA CAMARAO ,
12/2019
A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE, THAÍSE MELO NAZARÉ DIAS ,
12/2019
A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE, VANEZA SOUZA DE SOUZA ,
12/2019
SIGNIFICADOS REPRESENTACIONAIS E IDENTIFICACIONAIS: DISCURSOS DE PROFESSORES SOBRE MULTICULTURALIDADE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, MARCUS VINÍCIUS RIBEIRO PURESA ,
12/2019
O TRABALHO COM A ANÁLISE LINGUÍSTICA POR MEIO DO GÊNERO TIRA EM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PAULO HERCULANO RIBEIRO SANTOS ,
12/2019
PERCEPÇÃO DOCENTE DIANTE DA DIFICULDADE DE LEITURA DE ALUNOS DO 6º ANO DA ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO DE OLIVEIRA FILHO, EM SANTANA/AP, EDILMA FREIRE DA COSTA ,
07/2022
PERCEPÇÃO DOCENTE DIANTE DA DIFICULDADE DE LEITURA DE ALUNOS DO 6º ANO DA ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO DE OLIVEIRA FILHO, EM SANTANA/AP, MARIA DAS GRAÇAS CASTRO PASTANA ,
07/2022
PERCEPÇÃO DOCENTE DIANTE DA DIFICULDADE DE LEITURA DE ALUNOS DO 6º ANO DA ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO DE OLIVEIRA FILHO, EM SANTANA/AP, VALERIA SIMONE CORREA DA SILVA ,
07/2022
O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: percepções de docentes, THYENE SFAIR DA SILVA ,
09/2022
FEMINISMO EM REDE SOCIAL: O DISCURSO FEMINISTA NA PÁGINA FEMINISMO MARXISTA NO FACEBOOK, JOYCE VITORIA MARTINS CRUZ ,
10/2022
GÊNEROS TEXTUAIS E O TRABALHO PRESCRITO COM O ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS CADERNOS DO PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA-AP, KARINA MACEDO RODRIGUES ,
12/2022
GÊNEROS TEXTUAIS E O TRABALHO PRESCRITO COM O ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS CADERNOS DO PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA-AP, RAIMUNDA EDNA NOGUEIRA BRAGA ,
12/2022
GÊNEROS TEXTUAIS E O TRABALHO PRESCRITO COM O ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS CADERNOS DO PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA-AP, SIANUZIA JOERCIANE MAGAVE BARROS ,
12/2022
Gamificação no ensino de línguas estrangeiras :algumas considerações sobre o ensino da língua francesa por meio de jogos digitais no ensino básico remoto no Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand., JULIANA RIBEIRO MATOS ,
03/2023
GÊNEROS TEXTUAIS E CAPACIDADES DE LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 6º ANO: ANÁLISE DA COLEÇÂO APOEMA, MICHELE DA SILVA SANTOS ,
03/2023
O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LINGUAGENS POR ALUNO DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO SISTEMA MODULAR, NA PRODUÇÃO DO GÊNERO BIOGRÁFICO., ESTELA MARCIA SANTOS DE BRITO ,
07/2023
O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LINGUAGENS POR ALUNO DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO SISTEMA MODULAR, NA PRODUÇÃO DO GÊNERO BIOGRÁFICO., MARIA DOLORES COELHO PEREIRA ,
07/2023
O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LINGUAGENS POR ALUNO DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO SISTEMA MODULAR, NA PRODUÇÃO DO GÊNERO BIOGRÁFICO., TANIA DA COSTA QUINTELA ,
07/2023
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM LETRAMENTO DIGITAL E AS CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA
APLICADA PARA O ENSINO DE LÍNGUAS, KAREN PANTOJA FAYAL ARAUJO ,
08/2023
LETRAMENTO ESCOLAR E LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIA: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COM ALUNOS DA ESCOLA QUILOMBOLA ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO DO QUILOMBO DO CURIAÚ, ELCILENE GOMES MOURAO ,
11/2023
LETRAMENTO ESCOLAR E LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIA: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COM ALUNOS DA ESCOLA QUILOMBOLA ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO DO QUILOMBO DO CURIAÚ, MONIQUE DOS SANTOS SILVA ,
11/2023
Identidades e Crenças na Formação Inicial de Professores de Línguas Estrangeiras: do Ingressante Imaginário ao Egresso Real, JULIANA LEAO CARDOSO ,
06/2023
Práticas de Multiletramentos no ensino de Língua Portuguesa com o gênero Notícia no livro didático "SE LIGA NA LÍNGUA: leitura, produção de texto e linguagem", SAMARA DE PAULA OLIVEIRA ,
12/2023
Práticas de Multiletramentos no ensino de Língua Portuguesa com o gênero Notícia no livro didático "SE LIGA NA LÍNGUA: leitura, produção de texto e linguagem", MAIARA SILVA DE PAULA ,
11/2023
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS:UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE O TEMA TABELA PERIÓDICA PARA ALUNOS SURDOS, FERNANDO FERNANDES DA SILVA ,
04/2024
Orientações de Pós-Graduação (5)
Mestrado, ALDIERE ORLANDO, 04/2019
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, EDIELSON MONTEIRO DA SILVA, 03/2020
- ,
Concluída em 02/2023