Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSSE RAQUEL NUNES DE OLIVEIRA

DISCENTE: JUSSE RAQUEL NUNES DE OLIVEIRA
DATA: 26/04/2024
LOCAL: Ambiente virtual

Formação continuada de professores dos anos iniciais na perspectiva inclusiva e antirracista: saberes e práticas pedagógicas no contexto da escola quilombola José Bonifácio no quilombo do Cria-ú/ap

Educação Inclusiva; Educação Antirracista; Formação continuada de professores; Produto Pedagógico; Quilombo

SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

A presente pesquisa intitulada “Formação continuada de professores dos anos iniciais na perspectiva inclusiva e antirracista: saberes e práticas pedagógicas  no contexto da Escola Quilombola José Bonifácio no Quilombo do Cria-ú/AP” tem como objetivo contribuir com a formação continuada dos professores dos anos iniciais, propondo a realização de oficinas voltadas para as práticas pedagógicas inclusivas e antirracistas no contexto da Escola Quilombola do Cria-ú/AP. Neste sentido, o estudo tem por finalidade analisar como os professores dos anos iniciais desenvolvem suas práticas e saberes pedagógicos na perspectiva da educação inclusiva e antirracista no contexto da escola quilombola, a fim de identificar as principais dificuldades em desenvolver práticas pedagógicas inclusivas, com ação didático-pedagógica de cunho intervencionista-pedagógico. O estudo consiste numa abordagem qualitativa, do tipo exploratório, com procedimento técnico em estudo de caso, utilizando a observação, a entrevista, o questionário semiestruturado como instrumentos de coleta de dados, com adicional abordagem normativa disposta na Lei n. 10.639/03 e na Resolução n. 08/2012. Os resultados preliminares evidenciam que, na rotatividade de docentes, há implementação do currículo afrorreferenciado e, embora haja esforço por parte dos colaboradores em efetivar inclusão e políticas antirracistas nas práticas e saberes pedagógicos, os recursos são limitados e carecem de acesso às estratégias atuais e ferramentas digitais para que consolidem a inclusão, a escolarização antirracista e a permanência dos estudantes na escola. Assim, a formação continuada que se pretende dialoga diretamente com o emprego dos materiais disponíveis, com estratégias metodológicas inovadoras e com a preparação dos docentes na afirmação da identidade do Quilombo, contribuindo no desenvolvimento de ações pedagógicas mais significativas.

Externo à Instituição - ELIVALDO SERRÃO CUSTÓDIO - NENHUMA
Interno - 2093303 - JANIELLE DA SILVA MELO