Banca de QUALIFICAÇÃO: SUELLEN DOS SANTOS CRUZ

DISCENTE: SUELLEN DOS SANTOS CRUZ
DATA: 23/04/2024
LOCAL: Ambiente virtual

Construção e validação de um website sobre deficiência intelectual como suporte à formação continuada de professores do ensino fundamental II.

Deficiência intelectual; Formação docente; Website.

SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI, da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP e está inserida na Linha de Pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva. Dados estaduais do Amapá, em 2020, apontaram 2.971 alunos deficientes intelectuais (DI) matriculados nas escolas públicas estaduais. Diante dos números, é imperiosa uma pesquisa que ajude o professor a lidar com esse tipo de deficiência e sobretudo proponha uma formação específica na área da inclusão de alunos DI. Em face às múltiplas realidades educacionais do Brasil, questiona-se: qual o conteúdo ideal para uma tecnologia digital de apoio à formação continuada de professores de escolares DI? A referente pesquisa é do tipo tecnológica, pois empregará não só pressupostos da pesquisa científica, bem como terá o objetivo de construir um produto educacional. A pesquisa aborda o Design Educacional Modelo ADDIE e conta com três fases, que são: Análise, Design e Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. Para a fase de Análise, foram selecionados 100 (cem) estudos para compor a revisão da literatura e foram obtidos 10 (dez) conteúdos para serem utilizados no website, se selecionados por docentes das instituições coparticipantes. Os resultados desta fase comprovam quanto aos tipos de estudo, os artigos científicos são a principal fonte de publicação sobre DI, 56%, seguido de dissertação 24%, de produto educacional 9%, de monografia de especialização 7% e de tese 4%. Os anos dos trabalhos selecionados foram de 2008 a 2023, somente aqueles publicados após o marco da aprovação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva- PNEE. A seleção dos conteúdos para o website, na revisão de literatura, passou pelas fases da Análise de Conteúdo, que se estrutura em três: 1) pré-análise; 2) exploração do material, categorização ou codificação e 3) tratamento dos resultados, inferências e interpretação. Os conteúdos selecionados dos estudos foram: “Estratégias e metodologias de ensino para estudantes DI” (26%), seguido de “Diferenciação curricular” (16%), “Ensino colaborativo” (11%),  “Conceitos da deficiência intelectual e características da pessoa DI” (9%),  “Avaliação” (8%), “A importância da família para a aprendizagem do aluno DI” (7%), “Socioemocional e problemas ligados a estudantes DI” (7%), “História e políticas públicas do público-alvo da educação inclusiva” (6%), “DUA” (5%), “Tecnologia Assistiva” (5%). Nesse sentido, considera-se, enquanto produto educacional, a criação de um website voltado para a formação docente. O website será finalizado após conclusão de todas as etapas desta pesquisa.

Externo à Instituição - DORCELY ISABEL BELLANDA GARCIA - NENHUMA
Presidente - 3068031 - KARILANE MARIA SILVINO RODRIGUES
Interno - 2698316 - LUIS ALEXANDRE LEMOS COSTA
Notícia cadastrada em: 17/04/2024 10:15