Banca de QUALIFICAÇÃO: GLEIDSON COSTA DA SILVA

DISCENTE: GLEIDSON COSTA DA SILVA
DATA: 25/04/2024
LOCAL: Ambiente virtual

Experiências educacionais inclusivas de docentes na utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação durante a pandemia (2020-2022) em um processo de Inclusão Digital.

Educação Inclusiva; Inclusão Digital; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Pandemia; Amapá.

SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

A educação inclusiva enfrentou novos desafios sobre o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos da educação especial. As relações educacionais passaram por profundas transformações, onde as incertezas frente ao período da pandemia e da retomada das aulas em atividades remotas trouxeram à reflexão alternativas de ensino e aprendizagem através das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) por parte dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e dos professores do ensino regular que atuam com esses alunos.  Objetivo: Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar as experiências educacionais inclusivas desses professores na utilização de TDICs para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos do AEE em um processo de Inclusão Digital. Problema de pesquisa: Apresenta como problemática central a seguinte questão: De que forma os professores do AEE e do ensino regular utilizaram as TDICs como estratégias pedagógicas de desenvolvimento do conhecimento e da aprendizagem para os alunos da educação especial em um processo de Inclusão Digital durante a pandemia? Metodologia: Trata-se de uma pesquisa-ação crítico-colaborativa de natureza aplicada, exploratória e descritiva. Foi realizada na escola estadual Professora Josefa Jucileide Amoras Colares, do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano no município de Macapá-Amapá. Os participantes da pesquisa são professores do AEE e do ensino regular que atenderam alunos da educação especial durante o período da Pandemia (2020-2022). Foram utilizados métodos mistos de pesquisa (quantitativos e qualitativos). Os instrumentos de construção de dados aplicados foram questionários on-line: um sobre o perfil socioeconômico, outro sobre os impactos da pandemia sobre aprendizagem e o terceiro sobre a formação e a experiência docente com perguntas abertas, através do Google Forms. Foram, também, realizadas rodas de conversa com os professores das disciplinas do currículo da escola e do AEE para a construção de uma metodologia colaborativa inclusiva no uso dessas tecnologias, partindo de tecnologias conhecidas pelos professores e disponibilizadas em plataformas gratuitas na internet. Para esta finalidade, serão realizados registros de áudio e vídeo do uso da metodologia construída em sua aplicação na sala de aula. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com uso de roteiros. Os dados quantitativos foram sistematizados na plataforma do Google Forms para construção de tabelas e gráficos. Para os dados qualitativos foi realizada análise de conteúdo através do programa Atlas.ti, para a compreensão desses discursos. Os professores do ensino regular farão a validação da metodologia com os alunos do AEE, juntamente com os demais alunos na sala de aula, em um processo de inclusão digital. Resultados esperados: Dessa forma espera-se compreender como ocorreu a aprendizagem dos alunos do AEE, através do processo de inclusão digital, a partir das experiências docentes na utilização dessas tecnologias digitais durante a pandemia, bem como apresentar através de uma proposta de produto educacional denominado “Curso de formação continuada de professores: construção de metodologias inclusivas na utilização de tecnologias digitais elaborado em ambiente virtual de aprendizagem Moodle”  para a incorporação do uso dessas tecnologias em sua prática docente.

Externo à Instituição - APARECIDA MEIRE CALEGARI FALCO - NENHUMA
Interno - 2269790 - MARIA DO CARMO LOBATO DA SILVA
Presidente - 2307011 - SELMA GOMES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 17/04/2024 09:50