Banca de QUALIFICAÇÃO: VANILZA DA SILVA SAMPAIO

Interação; Comunicação; Surdo; Ouvinte; Escola

SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI da Universidade Federal do Amapá - AP e está inserida na Linha de Pesquisa em Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. A inclusão de pessoas surdas na sociedade depende muito de como estas estabelecem suas relações com o mundo oralizado, pois a comunicação e a interação são fatores determinantes no processo de inclusão, principalmente quando a forma de comunicação não é a mesma. Buscando essa linha, a pesquisa tem o objetivo de compreender como ocorre a interação entre os alunos surdos e ouvintes no âmbito educacional. A pesquisa justifica-se pela necessidade de entender se ocorre interação e se existe uma comunicação eficaz para aprendizagem e socialização entre os alunos surdos e ouvintes através da Língua Brasileira de Sinais  LIBRAS). A pesquisa fundamentou-se nos preceitos teóricos de Gesser (2009), Goldfeld (2002), Perlin e Strobel (2014), Rodrigues Campos (2016) e Vygotsky (1998, 2011). Apresenta-se um aporte teórico que reitera as concepções de interação, comunicação, cultura e educação dos surdos. Assim como Vygotsky (1998a) evidencia que o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio, faz-se necessário uma análise da importância da Língua de Sinais para o surdo como uma forma de transformação social para todos os envolvidos. Contudo, é preciso garantir a efetividade das ações em provocar as mudanças desejadas. Neste sentido, apoiada pelas análises e técnicas da pesquisa qualitativa, com enfoque na pesquisa-ação, os procedimentos que recorreremos serão as observações, entrevistas semiestruturadas, coleta de documentos e registros importantes de materiais audiovisuais. Como o produto educacional é um objeto de aprendizagem, propõe-se um Guia Educacional por meio de uma sequência didática como forma de primeira comunicação entre alunos surdos e ouvintes no ambiente educacional, com o intuito de promover a participação e o comprometimento das pessoas implicadas neste processo de mudança. Para a coleta de dados, será aplicada o Guia educacional, voltada para a prática em LIBRAS, já verificando o empenho e dedicação dos alunos envolvidos neste processo. Assim, pretende-se que esta intervenção seja um repensar das práticas pedagógicas, que implique na formação e comunicação entre os sujeitos, compreendendo a importância da LIBRAS na interação surdo-ouvinte e sua proeminência como instrumento a serviço da inclusão do aluno surdo e da consolidação de seus direitos no espaço escolar e na sociedade em geral.

Externo à Instituição - ISABEL SOFIA CALVÁRIO CORREIA - NENHUMA
Interno - 1170680 - MARTHA CHRISTINA FERREIRA ZONI DO NASCIMENTO
Presidente - 1694354 - RONALDO MANASSES RODRIGUES CAMPOS
Notícia cadastrada em: 17/04/2024 09:43