Banca de QUALIFICAÇÃO: NUBIA XAVIER DA SILVA

DISCENTE: NUBIA XAVIER DA SILVA
DATA: 23/04/2024
LOCAL: Ambiente virtual

Podcast na formação docente: a transposição didática de termos médicos sobre baixa visão para profissionais da educação básica

Formação continuada. Baixa visão. Podcast. Transposição didática. Atendimento Educacional Especializado

SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

Esta é versão da pesquisa para Qualificação da Dissertação de Mestrado que está sendo desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amapá (PROFEI/UNIFAP). A investigação está sendo desenvolvida junto a professores do atendimento educacional especializado de escola pública de educação básica, com o objetivo de propor o podcast como recurso na transposição didática de termos médicos para que o professor compreenda como a condição visual, do aluno com baixa visão, impacta nas atividades educacionais e de vida diária e assim faça as intervenções para melhorar o uso do resíduo visual, com estímulos e adaptações de recursos didáticos para cada caso. Para isso, almejamos responder a seguinte problemática de pesquisa: Como o podcast, enquanto produto educacional, pode contribuir na transposição didática de termos médicos, para que o professor, do atendimento educacional especializado, compreenda o impacto da condição visual do aluno com baixa visão, nas atividades educacionais e assim faça as intervenções para melhorar o uso do resíduo visual com estímulos e adaptações de recursos didáticos para cada caso? Para se obter os dados já foram realizadas duas rodas de conversas, O tratamento de dados será feito com base na análise de conteúdo, de acordo com Bardin. Diante disso, A hipótese a ser verificada nesta pesquisa é que a partir da aplicação do produto educacional: um podcast, que propõe fazer/orientar a transposição didática de termos médicos relacionados à baixa visão, os professores do atendimento educacional especializado, poderão adaptar recursos didáticos, considerando a função visual de cada aluno.

Interno - 3068031 - KARILANE MARIA SILVINO RODRIGUES
Presidente - 2698316 - LUIS ALEXANDRE LEMOS COSTA
Externo à Instituição - MAURO GUTERRES BARBOSA - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 17/04/2024 10:22