Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCIRENE ABREU DOS SANTOS

DISCENTE: JUCIRENE ABREU DOS SANTOS
DATA: 26/04/2024
LOCAL: Ambiente virtual

Formação docente para o uso do Kahoot! Como estratégia de gamificação para altas habilidades e superdotação

Educação Inclusiva; Altas Habilidades e Superdotação; Formação Continuada; Gamificação e Kahoot.

SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEI da Universidade de Macapá - UNIFAP e está inserida na Linha de Pesquisa Inovação e Tecnologia Assistiva. Intitulado: Formação docente para o uso do Kahoot!, como estratégia de gamificação para Altas Habilidades e Superdotação, a proposta desta pesquisa foi desenvolver uma formação docente aos professores do atendimento educacional especializado/ AEE, em Altas Habilidades e Superdotação/ AHSD, Macapá – Amapá. Participaram da formação oito professores do AEE em AH/SD do CAAHS/AP. que ocorreu no horário da manhã no formato presencial no auditório do CAAH/S - Amapá, e foi conduzida pela pesquisadora principal deste estudo, Foram realizados cinco encontros presenciais com quatro horas de duração, e no final da formação foi emitido um certificado de participação de vinte horas aos professores concluintes da formação. Trata-se de um estudo exploratório com perfil qualitativo. Para coleta de dados, os participantes responderam ao questionário Sociodemográfico, sobre seus conhecimentos e uso da gamificação na sala de aula e a uma Entrevista Semiestruturada, para isso, buscamos responder a problemática da pesquisa: As estratégias de gamificação oferecidas pela plataforma Kahoot!, são capazes de contribuir com a inclusão de indivíduos com AH/SD no ambiente escolar, de modo a aprimorar  o processo de ensino aprendizagem? Os professores de alunos com AH/SD estão preparados para o uso da gamificação? Os dados coletados com as entrevistas foram organizados a partir do Discurso Do Sujeito Coletivo (DSC) e demonstrados em nuvens de palavras. Para a análise foi utilizada a Análise de Conteúdo (AC), na modalidade Análise Temática (AT). A partir da aplicação da formação: um curso para uso do Kahoot!. E, como produto educacional resultante deste estudo, será elaborado um Caderno Pedagógico intitulado: “Estratégias de Gamificação para Inclusão Escolar para Altas Habilidades e Superdotação”, com proposta de trabalho pedagógico para estudantes em AHDS, onde serão abordados conceitos relacionados à gamificação, às altas habilidades e à Superdotação, bem como uma breve apresentação do Kahoot!. Os benefícios da gamificação na formação de professores e no desenvolvimento dos alunos superdotados. Por fim, serão apresentadas sugestões de atividades e estratégias de gamificação com a ferramenta Kahoot!, que podem ser adotadas pelos docentes em sua prática pedagógica, buscando assim, dar subsídios a eles.

Presidente - 1334641 - ELANE DE NAZARE MAGNO FERREIRA
Externo à Instituição - IVONE ANTONIA DA SILVA - NENHUMA
Interno - 2307011 - SELMA GOMES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 17/04/2024 10:06