Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA SOLANGE SANTOS E SILVA

DISCENTE: CLAUDIA SOLANGE SANTOS E SILVA
DATA: 24/04/2024
LOCAL: Ambiente virtual

O Uso de Recursos de Baixa Tecnologia Assistiva no Ensino de Crianças com TEA: Ressignificando Práticas Pedagógicas em Creches no Município de MACAPÁ-AP.

Formação docente; Educação Especial; Autismo; Comunicação Aumentativa Alternativa (CAA); Educação Infantil.

SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Pós-Graduação Educação Inclusiva Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Federal do Amapá, Macapá, intitulada como “O uso de recursos de baixa tecnologia assistiva no ensino de crianças com TEA: ressignificando práticas pedagógicas em creches no município de Macapá-AP”. Fundamentada em realidade fática dos docentes público-alvo da investigação, em observações e experiências prática-pedagógicas, bem como no reconhecimento de lacunas na formação docente na área de inclusão escolar, mais especificamente na utilização de tecnologias assistivas, com recursos de baixa tecnologia, objetiva-se propor formação continuada através da aplicação de oficina pedagógica para professores e à coordenação pedagógica da Creche Municipal Tio Markel S. Leite, integrando a Comunicação Alternativa Aumentativa e especificidades das crianças com TEA. Como metodologia, foi aplicada uma pesquisa de campo, através de questionário para validar os resultados e melhor analisar os dados obtidos, possuindo, assim, uma abordagem qualitativa, exploratória, através da aplicação do produto educacional, qual seja a oficina pedagógica “O Uso de Recursos de Baixa Tecnologia Assistiva no Ensino de Crianças com TEA”. Ademais, baseou-se em pressupostos teórico- metodológicos referentes à educação especial na perspectiva inclusiva e mediada por recursos de baixa tecnologia assistiva no processo de ensino a crianças autistas na educação infantil. Diante do exposto, considerando os resultados, almeja-se a ressignificação da prática docente bem como se anseia que os docentes possam aperfeiçoar seu potencial e habilidades no fazer pedagógico.

Externo ao Programa - 959.851.401-30 - DENISE SILVA - NENHUMA
Presidente - 2093303 - JANIELLE DA SILVA MELO
Interno - 2698316 - LUIS ALEXANDRE LEMOS COSTA
Notícia cadastrada em: 17/04/2024 09:21