Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA DE MATTOS SANTOS

DISCENTE: CARLA DE MATTOS SANTOS
DATA: 27/01/2021
LOCAL: Remoto

Geossistemas. Impactos Socioambientais. Uso e Ocupação do Solo(?)/Relevo(?). Laranjal do Jari-Amapá.

ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Regional
ESPECIALIDADE: Análise Regional

O processo histórico de expansão do núcleo urbano de Laranjal do Jari, localizado ao sul do estado do Amapá, foi marcado pela completa ausência de planejamento, acontecendo de forma irregular. Esse fato agrava a ocorrência de impactos negativos, tanto ambientais quanto sociais. Para tanto, acredita-se que o conhecimento da geomorfologia, das condições climáticas e das formas de uso e ocupação do solo(?)/relevo(?), quando combinados, podem servir como um importante instrumento para a implementação de políticas públicas. Desta forma, a presente pesquisa, tem como tema: Impactos socioambientais decorrentes do uso e ocupação do solo(?)/relevo(?) na área urbana de Laranjal do Jari – Amapá. Pretende identificar e caracterizar os impactos socioambientais decorrentes do uso e ocupação do solo(?)/relevo(?) urbano, tendo como recorte espacial, áreas de planície de inundação e planalto, situadas em Laranjal do Jari. Para isso, vai utilizar os conceitos embasados na teoria dos geossistemas, a fim de subsidiar estudos para planejamento urbano e ambiental. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa e com análise descritiva, exploratória e empírica, orientada pelo uso de levantamento bibliográfico e documental, coleta de dados através de observação de campo. Os resultados deverão apresentar uma compartimentação da área urbana do município em unidades geoambientais, bem como a caracterização das feições geomórficas encontradas em cada uma delas e os impactos socioambientais relacionados. Levantamentos documentais, preliminares, evidenciaram impactos socioambientais (processos erosivos, movimentos de massas, inundações e alagamentos) na área estudada, que tem concorrido ao longo de 5 décadas para os riscos socioambientais da população ali residentes.

Interno - 2063904 - JOSE MAURO PALHARES
Externo à Instituição - THEMÍSTOCLES RAPHAEL GOMES SOBRINHO - IFAP
Presidente - 1380005 - VALTER GAMA DE AVELAR
Notícia cadastrada em: 18/01/2021 21:55