Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA DOS SANTOS TABOSA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA DOS SANTOS TABOSA DA SILVA
DATA: 22/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

INTRUSÃO SALINA E SEUS IMPACTOS NAS COMUNIDADES DO ARQUIPÉLAGO DO BAILIQUE, FOZ DO RIO AMAZONAS, MUNICÍPIO DE MACAPÁ/AP.


PALAVRAS-CHAVES:

Comunidades ribeirinhas; Sensoriamento Remoto; Intrusão Salina; Foz do Rio Amazonas.


PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Regional
ESPECIALIDADE: Análise Regional
RESUMO:

A intrusão salina, um fenômeno que resulta da penetração de água salgada em corpos d'água doce, é uma preocupação crescente na foz do rio Amazonas, especialmente no Arquipélago do Bailique. Este estudo visa avaliar os impactos, assim como propor medidas de mitigação e adaptação da intrusão salina nas comunidades deste arquipélago, enfocando aspectos econômicos, de saúde pública e ambientais. A problemática é agravada pela infraestrutura insuficiente e pelo aumento de eventos que alteram a dinâmica natural dos corpos d'água, como mudanças no curso de rios, introdução de espécies não nativas e construção de barragens. A hipótese central sugere que a instabilidade da faixa litorânea, agravada por alterações antrópicas e naturais, intensifica a intrusão salina, afetando significativamente a disponibilidade e a qualidade da água para consumo humano, agricultura e uso econômico nas comunidades do Bailique. Hipóteses secundárias abordam as consequências dessas mudanças, como impactos na saúde pública devido ao consumo de água salobra e prejuízos à agricultura local. O objetivo geral deste estudo é avaliar como o processo de intrusão salina impacta as comunidades do Arquipélago do Bailique, considerando a disponibilidade e qualidade da água. Especificamente, busca-se analisar os efeitos da intrusão salina na economia local, na saúde pública e no meio ambiente das comunidades afetadas. Além disso, visa-se diagnosticar a variação sazonal da intrusão salina nessas comunidades e desenvolver um modelo de sensoriamento remoto para avaliar a intensidade do fenômeno. A metodologia adotada inclui a análise de dados secundários, estudos de campo e o uso de tecnologias de Sensoriamento Remoto por meio do Google Earth Engine para mapear a extensão e intensidade da intrusão salina, por meio do método estatístico de estimação de curvas de densidades para uma análise geográfica de comportamentos de padrões, o Índice de Água de Diferença Normalizada. Espera-se que os resultados contribuam para um melhor entendimento desse fenômeno e para o desenvolvimento de estratégias de mitigação e adaptação para as comunidades ribeirinhas afetadas, promovendo a sustentabilidade e resiliência frente às mudanças ambientais na região da foz do rio Amazonas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2063438 - ALEXANDRE LUIZ RAUBER
Interno - 2206642 - DAGUINETE MARIA CHAVES BRITO
Externo à Instituição - JOÃO ALMIRO CORREA SOARES - UFRA
Presidente - 511.073.092-04 - ORLENO MARQUES SILVA JUNIOR - UFRJ
Externo à Instituição - PAULA PINHEIRO PAIVA - UFRA
Notícia cadastrada em: 07/05/2024 08:07
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv4inst1