Banca de DEFESA: ERALDO DA SILVA LEITE

DISCENTE: ERALDO DA SILVA LEITE
DATA: 28/02/2023
LOCAL: meet.google.com/tko-gvqa-qzg

O USO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ BARROSO TOSTES NO MUNICÍPIO DE SANTANA-AP

Aprendizagem geográfica. Mídias digitais. Ensino médio.

ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

As mídias digitais vêm se apresentando como um recurso didático significativo, sobretudo, em tempos pandemia da COVID-19, para os professores de geografia em suas aulas. No entanto, para que esse recurso possa ser eficiente, é necessário que os professores tenham pleno domínio do uso das técnicas e da metodologia a serem utilizadas nas atividades pedagógicas. Este estudo visa analisar a utilização das mídias digitais no ensino e aprendizagem da geografia no ensino médio da Escola Estadual Professor José Barroso Tostes no município de Santana-AP com a elaboração de um diagnóstico com a tessitura de proposições sobre a temática em análise. Enquanto objetivos específicos elencam-se i) identificar as práticas pedagógicas no que se refere às mídias digitais no ensino médio de geografia; ii) apresentar o panorama da utilização dessas mídias no ensino da geografia; iii) analisar a organização do ensino da geografia para o uso de determinadas mídias digitais como Google Meet, WhatsApp, Podcasts e Youtube; iv) propor ações integradas interacionando as mídias digitais com o ensino da geografia, na Escola Estadual Professor José Barroso Tostes, que possa subsidiar os professores a pensar sobre a tecnologia da tecnologia atrelado ao ensino remoto. Esta pesquisa contextualiza as dificuldades dos educadores no que se refere ao uso das mídias digitais como recurso pedagógico além de identificar práticas pedagógicas desta no ensino de geografia no ensino médio na instituição escolar supramencionada, de modo, a perfazer uma análise da realidade do ensino e aprendizagem da geografia atrelada ao uso dessas mídias digitais. No que concerne aos procedimentos metodológicos à pesquisa é caracterizada como de abordagem quantitativa e qualitativa, com base na consulta de peritos nos assuntos geográficos, históricos e documental, de modo a contemplar as análises empíricas. Diante do exposto, pôde-se comprovar que o uso de recursos tecnológicos ofertados pelo Estado é determinante para a oferta de uma melhor qualidade de ensino no âmbito do ensino da geografia, entretanto não é interessante ao Estado aplicar uma educação de qualidade a fim de que os indivíduos fiquem a mercê do assujeitamento ideológico do capital.

Presidente - 2326536 - FRANCISCO OTAVIO LANDIM NETO
Interno - 2570316 - ELIANE APARECIDA CABRAL DA SILVA
Interno - 2331523 - JOSE FRANCISCO DE CARVALHO FERREIRA
Externo à Instituição - MARIA EDIVANI SILVA BARBOSA - UFC