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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOCIANNY CARLA DA SILVA SARDINHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOCIANNY CARLA DA SILVA SARDINHA
DATA: 26/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

COMPLEXO PORTUÁRIO DE SANTANA: O USO E O EFEITO DE POLÍTICAS TERRITORIAIS NA RELAÇÃO PORTO-CIDADE 


PALAVRAS-CHAVES:

Política territorial. Complexo Portuário. Porto-Cidade. Amazônia. Santana-AP. 


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Econômica
RESUMO:

 

Com a intensificação da globalização e as novas dinâmicas e escalas de acumulação, orquestradas pelos agentes hegemônicos do capital, dentro da lógica global de acumulação por espoliação, a Amazônia é inserida como mais um espaço de integração da economia mundializada e por meio de políticas territoriais, executadas principalmente pelo Estado, vários sistemas de engenharias (hidrovias, ferrovias, rodovias, portos) são criados para a fluidez do capital e consolidação da região como fronteira de commodities. O Complexo Portuário de Santana - CPS, é inserido dentro desta lógica, compondo os corredores logísticos de exportação do Arco Norte, e o interesse e uso deste território começa a ser crescente pelas grandes empresas coorporativas (a exemplo da inserção do porto da Caramuru Alimentos e o porto da Cianport, localizados no CPS) principalmente devido a sinergia de políticas territoriais em escala nacional, estadual e local, através de decretos, leis, programas governamentais, planos estratégicos e grandes projetos, propiciando um relação porto-cidade complexa e contraditória. Desta forma, esta dissertação tem como questão norteadora interpretar as políticas territoriais se propagando sobre o território portuário de Santana, por meio de seus usos e suas implicações na relação porto-cidade no intervalo entre 2013 a 2020? Nosso objetivo central foi analisar as políticas territoriais reverberam sobre o território portuário de Santana, levando em consideração seus usos e efeitos na relação porto-cidade. A metodologia adotada tem por base o método dialético, utilizando como suporte teórico o conceito de território (uso do território, conflitos territoriais) e redes, pelas políticas territoriais, ajustes espaciais e a relação porto-cidade. Utilizamos a abordagem quali-quantitativa, pela complexidade do objeto em estudo compreendendo a análise dos discursos com os dados coletados em órgãos públicos e questionários próprios. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados esta pesquisa social consiste em: i) pesquisa bibliográfica; ii) pesquisa documental; iii) pesquisa de campo (observação sistemática e entrevista semiestruturadas); e iv) organização e análise de dados. O trabalho será desenvolvido em três seções: o primeiro, evidenciará as políticas territoriais e as transformações nos territórios portuários da Amazônia; o segundo, abordará sobre os interesses e influências no que tange as relações de poder entre Estado, empresas e as políticas territoriais portuárias na Amazônia; e o último, trará análise dos sistemas de engenharias portuários em Santana e a relação porto-cidade. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MANOEL CALAÇA - UFG
Interno - 1170830 - RICARDO ANGELO PEREIRA DE LIMA
Presidente - 1820706 - RONI MAYER LOMBA
Notícia cadastrada em: 13/02/2021 19:54
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