Paisagem Geográfica: uma abordagem de ensino utilizando fotografias no sexto ano do Ensino Fundamental II
Paisagem; Fotografias; Ensino e Aprendizagem; Reflexiva.
Tomando a fotografia como fonte de informação e leitura do espaço e da paisagem, este estudo tem como principal objetivo, abordar de que forma a utilização da fotografia pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem em turmas de 6º ano do ensino fundamental II, no Distrito do Carvão, Município de Mazagão-AP. Para tanto, analisou-se a partir de conteúdo levantado no referencial teórico, sobre o papel, os desafios e as exigências de formação cidadã em relação ao ensino de geografia. O conceito de paisagem no pensamento geográfico com o intuito de compreender e demonstrar de que forma a utilização de fotografias pode auxiliar no processo ensino-aprendizagem e no contexto, propor a utilização de fotografia como alternativa pedagógica no ensino de geografia. Dessa forma, para o alcance dos objetivos a proposta metodológica é realizar entrevistas com alguns professores de geografia do referido ano/série da ESCOLA/CAMPO, por meio da utilização de questionários, com o intuito de responder ao problema levantado na pesquisa. Conclui-se que, é de suma importância pensar em alternativas que fomentem a busca de um processo de formação geográfica mais crítica, reflexiva e emancipatória.