ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA: A APLICAÇÃO DA ESCALA CARTOGRÁFICA E DA ESCALA GEOGRÁFICA NO USO DAS MAQUETES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Escala Cartográfica. Escala Geográfica. Raciocínio Geográfico. Ensino de Geografia. Maquete.
A pesquisa tem como tema central discutir o processo de ensino e a aprendizagem da Geografia por meio da aplicação das escalas cartográfica e geográfica se utilizando a maquete como ferramenta. O estudo foi desenvolvido no ano de 2023 com os estudantes do 6º ano da Escola Quilombola Estadual José Bonifácio, localizada na comunidade do Curiaú, cidade de Macapá-AP. O principal objetivo foi de analisar as potencialidades da construção participativa de maquetes para o desenvolvimento de temas relacionados ao espaço geográfico presente no contexto de vivência dos alunos, utilizando-se da escala cartográfica e da escala geográfica para se fazer leituras espaciais, visando desenvolver o raciocínio geográfico dos alunos. Metodologicamente o estudo apresenta um caráter qualitativo e baseou-se no método da pesquisa-ação, como procedimentos para coleta de dados foi realizado o levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e registro de mídias. Ao final da pesquisa constatou-se que a utilização de maquetes no contexto educacional possibilitou aos alunos o exercício de operações mentais que aplicassem os conhecimentos teóricos, habilidades e competências na construção de maquetes e consequentemente proporcionou o desenvolvimento do raciocínio geográfico nos alunos.