PAISAGEM DOS BAIRROS DA FAZENDINHA EM MACAPÁ E IGARAPÉ DA FORTALEZA EM SANTANA NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Paisagem Urbana Amazônica. Ensino de Geografia. Roda de conversa.
A pesquisa insere-se nos debates sobre metodologias e práticas aplicadas ao ensino da Geografia escolar. Busca compreender como estudantes da educação básica percebem a paisagem dos Bairros da Fazendinha em Macapá e Igarapé da Fortaleza em Santana a partir do uso de rodas de conversa como metodologia mediadora dessa situação de aprendizagem. Traz como problemas: Como a paisagem dos bairros da Fazendinha em Macapá e Igarapé da Fortaleza em Santana é percebida por estudantes da educação básica? A metodologia de rodas de conversa é um caminho eficaz para esse processo formativo? Como hipótese tem-se que a paisagem dos bairros Fazendinha em Macapá e Igarapé da Fortaleza em Santana é descrita e caracterizada pelos estudantes com elementos que remete a forte influência do meio rural, inclusive com a manutenção de formas e hábitos ribeirinhos, e que a utilização de rodas de conversa é um recurso eficaz em contextos formativos escolares que tratam do estudo da paisagem urbana amazônica. Tema presente em várias séries da educação básica, os estudos sobre paisagem urbana podem possibilitar situações de ensino aprendizagem que aproximam temas e conteúdos da Geografia escolar a realidade vivida pelos estudante. Assim, deseja-se com essa pesquisa identificar possibilidades e práticas que tornam a Geografia da vida dos estudantes mais presente no ensino desse componente curricular e contribuir com os debates da geografia escolar sobre o tema