O Conceito Geográfico de Paisagem na Concepção dos Professores e Livros Didáticos no Ensino Fundamental II nas Escolas Públicas Amapaenses
Paisagem, Ensino, Conhecimento geográfico.
O conceito de paisagem na historiografia da Geografia é tentar fazer uma ponte entre seu sentido e a percepção do ambiente que nos cerca, compreendê-lo em sua evolução histórica, como ele foi entendido e aplicado e sua importância, como objeto na explicação e compreensão da relação entre a sociedade e a natureza. O modo como a paisagem foi apreendida e ensinada dentro da Geografia principalmente no cenário nacional exerce uma forte influência no modo como lidamos com nosso meio ambiente e como enfrentamos nossos desafios impostos a sociedade, em todas suas dimensões. A construção de uma consciência, de respeito, de solidariedade, está diretamente ligada a maneira como a paisagem foi e é ensinada. Nesse sentido, este estudo objetiva analisar como o conceito de paisagem está sendo abordado no Ensino de Geografia, nos anos iniciais do ensino fundamental II, bem como, Identificar a evolução do conceito de paisagem dentro do conhecimento geográfico, além de identificar de que forma a paisagem é abordado nos livros didáticos, para então, discutir e identificar como livros e professores abordam o tema, assim como, quais demandas são impostas ao conceito de paisagem. Para tanto foi utilizado, como coleta de dados, as pesquisas bibliográficas, estudo de caso, através dos conteúdos levantados no Referencial Teórico sobre a importância, os desafios, e a legitimação da identidade da ciência geográfica no momento atual. A partir da análise de dados pode-se perceber a importância de ouvir os professores para entender como é operacionalizado o conceito da paisagem para a reflexão, observação e compreensão da complexidade da realidade, e como sua prática contribui na formação do aluno. Enfim, os resultados esperados são: identificar se o educando está conseguindo dar sentido e significado, através do estudo da paisagem, para aspectos que compõem a sua realidade vivida e vivenciada; se as metodologias identificadas estão contribuindo para a formação total do aluno, objeto central do Ensino de Geografia.