Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYSA PAULA SOUZA DA SILVA

DISCENTE: THAYSA PAULA SOUZA DA SILVA
DATA: 14/12/2023
LOCAL: Bloco J Sala 5 - Lapegeo

IMAGENS DA AMAZÔNIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: narrativas e a construção de um pensamento sobre a Região.

Livro Didático, Amazônia, Região, Geografia.

ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

A Amazônia brasileira vem sendo marcada por profundas mudanças estruturais nas últimas décadas, e se destaca pela conectividade regional, econômica. O crescimento demográfico na região foi marcadamente urbano, em que 70% da população passou a se concentrar em núcleos urbanos, tornando a Amazônia, nas palavras de Becker (2005), uma “floresta urbanizada”.   O presente Trabalho é um estudo voltado para a análise sobre as narrativas sobre a Amazônia presente nos livros didáticos com foco nas imagens, o qual é um conteúdo, que perpassa os anos finais do ensino fundamental. A pesquisa se propõe a analisar como a Amazônia brasileira é representada nos livros didáticos de Geografia dos anos finais do ensino fundamental 7º Ano, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020. Nesses livros, verifica-se uma grande quantidade de imagens presentes em suas diversas páginas, abordando diversos temas. Essasimagens são importantes veículos na difusão de significados e representações espaciais, portanto, é fundamental que sejam analisadas no conjunto dos manuais didáticos como forma de desvendar as ideias que transmitem a respeito dos lugares que retratam, em especial da Amazônia. Para tanto, das 12 coleções aprovadas no PNLD, foram selecionadas as 05 coleções mais escolhidas por professores(as) das escolas públicas de Macapá-AP para ás análises do estudo. O Livro Didático é um importante recurso, pois apresenta os conteúdos de maneira sistematizada para professores e alunos, ainda é um dos recursos pedagógicos mais utilizados nas escolas brasileiras. Com isto, é imprescindível a avaliação desse material. Diante do exposto, a pesquisa delimita apresentar a análise feita de cinco coleções de Livros Didáticos de Geografia do Ensino Fundamental- Anos Finais 7º Ano, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2020-2023, buscando identificar a representação da Amazônia nos mesmos. Destaca-se o problema central da proposta de estudo, o seguinte questionamento: a Amazônia é representada nas obras analisadas levando em considerações as diversidades e especificidade Amazônica? Como hipótese tem-se o entendimento da região amazônica estar sendo retratada de maneira simplificada, atrelada enquanto um território vasto, um grande vazio demográfico, área verde, pois muitos livros privilegiam a paisagem natural, relegando a segundo plano o humano, social, o cultural. Quanto à metodologia a presente proposta se caracteriza como sendo de cunho exploratório e qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica e documental.

Interno - 2206642 - DAGUINETE MARIA CHAVES BRITO
Externo ao Programa - 2104123 - DEBORA MATE MENDES
Externo à Instituição - PABLO SEBASTIAN MOREIRA FERNANDEZ - UFRN
Notícia cadastrada em: 30/11/2023 18:03