Banca de DEFESA: DANUSA DA SILVEIRA MACHADO

DISCENTE: DANUSA DA SILVEIRA MACHADO
DATA: 16/11/2023

AVALIAÇÃO DA GEODIVERSIDADE EM LOCAIS DE INTERESSE GEOMORFOLÓGICO E SEU POTENCIAL GEOTURÍSTICO NO IGARAPÉ BRAÇO, MUNÍCIPIO DE ITAUBAL, ZONA COSTEIRA DO ESTADO DO AMAPÁ

Geodiversidade, Zona Costeira Amapaense, Geoturismo.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geografia Física
ESPECIALIDADE: Geomorfologia

A Geodiversidade expressa as particularidades do meio físico natural, abrangendo rochas, relevo, clima, solos, águas subterrâneas e superficiais. A necessidade de promover a conservação desses recursos naturais requer que sejam adotadas estratégias de Geoconservação como o Geoturismo. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo avaliar a geodiversidade em locais de interesse geomorfológico no alto curso do Igarapé Braço, Zona Costeira Estuarina do Amapá, município de Itaubal-AP, com intuito de promover sua Geoconservação. A escolha dessa área ocorreu em função do potencial paisagístico, mesmo que localizado em ambiente dinâmico e dominado por depósitos quaternários, possui condições propícias à visitação, destacando-se a valorização ambiental e científica como elemento da geodiversidade. Adotou-se a metodologia de avaliação dos locais de interesse geomorfológico baseada em Pereira (2006) contendo as seguintes etapas: levantamento bibliográfico; levantamento de dados em trabalhos de pesquisa de campo, e pôr fim a elaboração de mapas de localização e caracterização da fisiografia dos locais identificados. Identificou-se 7 locais de interesse geomorfológico denominados da seguinte forma: Ponto 1- Sedimentos Arenosos; Ponto 2- Afloramento de Arenito; Ponto 3- Erosão e Alargamento da drenagem; Ponto 4- Erosão e Formação de Ilhas; Ponto 5- Confluência Braço-Igarapé Novo; Ponto 6- Floresta de Várzea descaracterizada e Ponto 7 - Formação de ilha. A escolha desses locais incluiu cenários geomorfológicos da região Amazônica e histórico de formação espacial e paisagística da região, que são aspectos importantes para se trabalhar o desenvolvimento territorial de forma sustentável. A valorização da geodiversidade e o reconhecimento de seus valores, pode contribuir com a geoconservação do meio abiótico, com o conhecimento científico e cultural, bem como, com o desenvolvimento sustentável para os moradores da área de estudo.

Presidente - 1943266 - CELINA MARQUES DO ESPIRITO SANTO
Interno - 1944393 - JUCILENE AMORIM COSTA
Interno - 511.073.092-04 - ORLENO MARQUES SILVA JUNIOR - UFRJ
Externo à Instituição - MARIA DO CARMO OLIVEIRA JORGE - UFRJ