Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBELI PICANÇO CHAGAS

DISCENTE: ROBELI PICANÇO CHAGAS
DATA: 31/05/2023
LOCAL: Remoto

TERRITÓRIOS EM CONFLITO: O CASO DO PARQUE NACIONAL DO CABO ORANGE E O QUILOMBO DO CUNANI

Unidade de Conservação da Natureza. Quilombo. Cunani. Território. Territorialidade.

ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Agrária

O presente projeto intitulada Territórios em conflito: o caso do Parque Nacional do Cabo Orange e o Quilombo do Cunani. Busca discutir a respeito dos conflitos que são gerados por conta da sobreposição territorial entre Unidades de Conservação de Proteção Integral e territórios quilombolas. Esta a pesquisa faz parte do programa de mestrado em geografia da Universidade Federal do Amapá – PPGEO/UNIFAP. Os lugares escolhidos para este estudo se localiza na região norte do estado do Amapá. A vila Remanescente de Quilombo de Cunani é formada por afro-amazônidas, no qual teve em 1980, parte de seu território sobreposto pela criação do Parque Nacional do Cabo Orange, o que gerou conflitos e alteração no modo de vida e na relação com o território. O estudo proposto tem como objetivo analisar os conflitos provocados pela sobreposição territorial entre a comunidade quilombola e o Parque Nacional e as novas territorialidades construídas. Esta pesquisa se utiliza do método dialético e da pesquisa qualitativa, levantamento bibliográfico sobre o conceito de território e sobre a sobreposição territorial entre unidades de conservação e comunidades tradicionais e como instrumento de coleta de dados aplicaremos a entrevista semiestruturada com habitantes da comunidade, lideranças e gestores responsáveis pelo Parque Nacional do Cabo Orange. Desta forma esperamos através deste estudo compreender os desafios na gestão de áreas protegidas e na promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais e contribuir para a formulação de políticas públicas mais efetivas e para que haja uma maior participação social na gestão territorial e ambiental.

Presidente - 1170830 - RICARDO ANGELO PEREIRA DE LIMA
Interno - 2206642 - DAGUINETE MARIA CHAVES BRITO
Externo à Instituição - CHRISTIAN NUNES DA SILVA - UFPA
Notícia cadastrada em: 19/05/2023 11:00