News

Banca de DEFESA: TATIANE COSTA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANE COSTA DA SILVA
DATA: 12/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

As transformações da paisagem na unidade floresta Amapaense entre os anos de 2001 e 2020: o padrão espacial e Temporal dos principais agentes antrópicos.


PALAVRAS-CHAVES:

Floresta Amapaense. Unidade de Paisagem. Ações Antrópicas.


PÁGINAS: 131
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Regional
ESPECIALIDADE: Análise Regional
RESUMO:

O intuito desta pesquisa foi analisar o padrão espacial e temporal das transformações da paisagem provocadas por ações antrópicas. O objetivo geral foi analisar o padrão espacial e temporal das transformações da paisagem por Desmatamento de Corte Raso, Incidência de Focos de Calor e Cobertura e Uso da Terra na Unidade de Paisagem Floresta do Estado do Amapá entre os anos de 2001 e 2020. Como objetivos específicos tem-se: a) Mapear as áreas transformadas por Desmatamento de Corte Raso, Incidência de Focos de Calor e Cobertura e Uso da Terra entre os anos de 2001 e 2020; b) Analisar o padrão espacial e temporal de transformação da paisagem do Estado do Amapá por Desmatamento de Corte Raso, Incidência de Focos de Calor e Cobertura e Uso da Terra; e c) Apresentar a evolução das transformações da paisagem e ações antrópicas a partir da distribuição espacial e temporal dos Desmatamentos de Corte Raso, Incidência de Focos de Calor e Cobertura e Uso da Terra na Unidade de Paisagem Floresta no Estado do Amapá. Considerando o comportamento dos dados de modificações da paisagem na Unidade Floresta Amapaense tendo como critérios de análise o Desmatamento de Corte Raso, Incidência de Focos de Calor e Cobertura e Uso da Terra, tem-se como hipóteses de pesquisa: a) Que as métricas e taxas de ação antrópica geradas por Desmatamento de Corte Raso, Incidência de Focos de Calor e Cobertura e Uso da Terra ocorrem em maior incidência sobre os limites dos Assentamentos Rurais e em menor intensidade nas Áreas Protegidas como as Unidades de Conservação e Terras Indígenas; b) De maneira geral as transformações da paisagem estão aumentando de forma significativa na Unidade de Paisagem Floresta Amapaense, desencadeadas pela implantação de novos projetos agropecuários e minerários, bem como a intensificação dos usos antrópicos nas áreas de Assentamentos Rurais e Terras Indígenas. Para a execução da pesquisa foi realizada a coleta, a seleção, a quantificação e o levantamento da ocorrência de Desmatamento de Corte Raso no período de 2001 a 2020, disponibilizados pela base de dados com informações pelo Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélite – PRODES/INPE. Os dados de Incidência de Focos de Calor foram obtidos da plataforma BDQueimadas/INPE que disponibiliza os pontos georreferenciados de ocorrência obtidos por satélites de referência. Os mapeamentos e métricas da Cobertura e Uso da Terra foram obtidos na Plataforma MapBiomas. Os dados de Desmatamento de Corte Raso, Focos de Calor e Cobertura e Uso da Terra foram organizados e sobrepostos ao limite estadual e da Unidade de Paisagem Floresta utilizando como ferramenta o software TerraView. A categoria geográfica utilizada na pesquisa é a paisagem, pois ela é capaz de evidenciar a evolução espacial e temporal das alterações ocorridas na Unidade de Paisagem Floresta Amapaense.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2063438 - ALEXANDRE LUIZ RAUBER
Interno - 2326536 - FRANCISCO OTAVIO LANDIM NETO
Externo à Instituição - Edson Vicente da Silva - UFC
Notícia cadastrada em: 25/04/2023 20:06
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv4inst1