News

Banca de DEFESA: FABIO DA SILVA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIO DA SILVA FERREIRA
DATA: 19/12/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma Digital
TÍTULO:

A região do Igarapé do Palha está situada à margem direita da BR-156 sentido Macapá – Ferreira Gomes. Essa região acompanha o curso d’água igarapé do palha que faz diversas curvas desde o Km-119 da BR-156 até sua foz no rio Araguari. A partir do Km-119 tanto na margem esquerda quanto na margem direita do igarapé, há posseiros dispersos ocupando aquelas terras de forma mansa e pacífica. Na altura do Km-122 encontra-se a comunidade São Raimundo no qual suas posses se estendem até as margens do igarapé, onde vários camponeses posseiros da mesma família praticam diversos cultivos e criação de animais para sua subsistência. Descendo o igarapé do palha, em direção à sua foz, lá encontra-se a comunidade quilombola Igarapé do Palha, que desde 2010 vem lutando pela titulação de suas terras. Acontece que a região do igarapé do palha é palco de intensos conflitos por terras, que no caso dos posseiros tanto os que vivem fora ou dentro da comunidade São Raimundo nas margens do igarapé, são alvos da violência praticada pela empresa Amapá Florestal e Celulose S.A. (AMCEL), culminando na reintegração de posse quase em sua totalidade a favor da empresa. Quanto ao quilombo, os conflitos que se passam naquele território envolvem proprietários e especulador que se apropriaram de terras dentro da área do quilombo. Desse modo, podemos afirmar que do km 119 da BR -156 até a foz do igarapé do palha no rio Araguari, constitui-se uma região de conflitos. Nosso objetivo foi analisar de que forma se dão esses conflitos e quais são os sujeitos que praticam essa violência.


PALAVRAS-CHAVES:

Conflitos socioterritoriais. Território. Territorialidade. Campesinato. Comunidade Igarapé do Palha.


PÁGINAS: 219
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Agrária
RESUMO:

Este projeto visa analisar os conflitos socioterritoriais na comunidade do Igarapé do Palha, localizada no município de Ferreira Gomes, Estado do amapá. O problema levantado neste trabalho é Igarapé: Quais fatores contribuem para a ocorrência de conflitos socioterritoriais na comunidade do do Palha, no município de Ferreira Gomes, estado do Amapá?. Mediante isto, o projeto busca também compreender as concepções teóricas condizentes ao território, campesinato e conflitos sociais, além de compreender os conflitos camponeses no Amapá. Quanto a hipótese, acredita-se que os fatores que contribuem para a ocorrência de conflitos socioterritoriais no Igarapé do Palha dentre eles, são: a falta de regularização fundiária por parte do poder público, como a titulação definitiva de posse da terra com a respectiva demarcação do território; a baixa atuação por parte do poder público na resolução dos conflitos; e a pressão de grandes empresas que forçam os camponeses a abandonarem suas terras gerando consequentemente resistência e luta. Dentre os procedimentos metodológicos que vão nortear a pesquisa estão a pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, pesquisa documental, séries fotográficas, observações, entrevistas e a produção de mapas, além de levantamentos dos conflitos registrados pela Comissão Pastoral da Terra – CPT nos últimos dez anos referentes ao Amapá e a Comunidade Igarapé do Palha.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARIOVALDO HUMBELINO DE OLIVEIRA - USP
Presidente - 1557460 - PATRICIA ROCHA CHAVES
Interno - 1170830 - RICARDO ANGELO PEREIRA DE LIMA
Interno - 1820706 - RONI MAYER LOMBA
Notícia cadastrada em: 05/12/2022 13:23
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv1inst1