Banca de DEFESA: LUIZ EDEVALDO MIRANDA DE MELO

DISCENTE: LUIZ EDEVALDO MIRANDA DE MELO
DATA: 09/12/2022
LOCAL: Universidade Federal do Amapá

Paisagem: Abordagem no Ensino de Geografia e nos livros didáticos de 6º ano do Ensino Fundamental II.

Palavras-chave:      Ensino      da      geografia;      conhecimento      geográfico; complexidade.

ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Regional
ESPECIALIDADE: Análise Regional

O conceito de paisagem na historiografia da Geografia é tentar fazer uma ponte entre seu sentido e a percepção do ambiente que nos cerca, compreendê-lo em sua evolução histórica, como ele foi entendido e aplicado e sua importância, como objeto na explicação e compreensão da relação entre a sociedade e a natureza. O modo como a paisagem foi apreendida e ensinada dentro da Geografia principalmente no cenário nacional exerce uma forte influência no modo como lidamos com nosso meio ambiente e como enfrentamos nossos desafios impostos à sociedade, em todas suas dimensões. A construção de uma consciência de respeito e de solidariedade está diretamente ligada à maneira como a paisagem foi e é ensinada. Nesse sentido, este estudo analisou como o conceito de paisagem está sendo abordado no Ensino de Geografia, nos anos iniciais do ensino fundamental II, bem como, identificou a evolução do conceito de paisagem dentro do conhecimento geográfico, além de identificar de que forma a paisagem é abordada nos livros didáticos para então discutir e identificar como livros e professores abordam o tema, assim como quais demandas são impostas ao conceito de paisagem. Para tanto, foi utilizado, como coleta de dados, as pesquisas bibliográficas, estudo de caso a partir dos conteúdos levantados no Referencial Teórico sobre a importância, os desafios, e a legitimação da identidade da Ciência Geográfica no momento atual. A partir da análise de dados pode-se perceber a importância de ouvir os professores para entender como é operacionalizado o conceito da paisagem para a reflexão, observação e compreensão da complexidade da realidade, e como sua prática contribui na formação do aluno. Enfim, os resultados esperados foram: identificar se o educando está conseguindo dar sentido e significado, através do estudo da paisagem para aspectos que compõem a sua realidade vivida e vivenciada; se as metodologias identificadas estão contribuindo para a formação total do aluno, objeto central do Ensino de Geografia.

Presidente - 2063904 - JOSE MAURO PALHARES
Interno - 2326536 - FRANCISCO OTAVIO LANDIM NETO
Externo à Instituição - Edson Vicente da Silva - UFC
Externo à Instituição - MARCIA APARECIDA PROCOPIO DA SILVA SCHEER - UNILA