Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCINEUDO MONTEIRO SOUZA

DISCENTE: FRANCINEUDO MONTEIRO SOUZA
DATA: 09/05/2022
LOCAL: Remoto: google meet

ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA: A APLICAÇÃO DA ESCALA CARTOGRÁFICA E DA ESCALA GEOGRÁFICA NO USO DAS MAQUETES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ensino da Geografia. Cartografia. Escala Geográfica.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Neste relatório de qualificação é apresentada a pesquisa sobre a aplicação da cartografia e da escala geográfica no ensino da Geografia na Educação Básica. A maquete foi a ferramenta selecionada para tal experiência.  A pesquisa em questão parte da seguinte indagação: qual a importância de se analisar os fenômenos geográficos na escala regional por meio da construção participativa de maquetes, utilizando-se da escala cartográfica e da escala geográfica como conceitos fundamentais para a compreensão socioespacial?  Com base nesta problemática, criou-se a hipótese de que a importância de se utilizar os conceitos de escala cartográfica e de escala geográfica na construção de maquetes para a representação e analise espacial, deve-se ao fato de proporcionar melhores condições para que os alunos desenvolvam, apliquem e exercitem os aspectos relacionados a alfabetização cartográfica, assim como, despertar no aluno o pensamento geográfico considerando uma abordagem sócio espacial dos fenômenos representados. O principal objetivo a ser alcançado é de analisar as potencialidades da construção participativa de maquetes, com temas regionais do Amapá, como metodologia mediadora em processos de análises socioespaciais dos fenômenos geográficos com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II, utilizando-se da escala cartográfica e da escala geográfica para se fazer leituras espaciais. A pesquisa será realizada pelo método qualitativo por meio da pesquisa-ação.

Presidente - 2206646 - ROSANA TORRINHA SILVA DE FARIAS
Interno - 2570316 - ELIANE APARECIDA CABRAL DA SILVA
Externo à Instituição - VANILTON CAMILO DE SOUZA - UFG
Notícia cadastrada em: 21/04/2022 08:28