Banca de DEFESA: DANIEL RIBEIRO FERREIRA JUNIOR

DISCENTE: DANIEL RIBEIRO FERREIRA JUNIOR
DATA: 30/06/2023
LOCAL: online

RELIGIÃO E POLÍTICA: O APAGAMENTO DAS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS INDÍGENAS DO AMAPÁ FRENTE À BNCC, 2018-2020

Currículo. Ensino Religioso. Indígena.

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil

Após a homologação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estados e municípios tiveram que criar seus Referenciais Curriculares (RCs). No entanto, no estado do Amapá este referencial, possui um caráter excludente, uma vez que, no componente curricular da disciplina de Ensino Religioso houve um apagamento das tradições religiosas indígenas. Desta forma, este estudo busca compreender as causas que levaram à esse silenciamento, além de analisar como deveria ser o currículo do Ensino Religioso Amapaense. Vislumbra-se como de relevância que estas tradições religiosas possam ser apresentadas enquanto conteúdos nas aulas desta disciplina, uma vez que, as invisibilizá-las caracteriza uma forma de intolerância religiosa, ação combatida por esta disciplina. Partindo deste cenário, a metodologia adotada será a História Oral e incluirá a análise das seguintes fontes: estudo dos conteúdos tanto da BNCC quanto do RCA, bem como de entrevistas realizadas com lideranças indígenas do Amapá, representantes do Núcleo de Educação Indígena (NEI/SEEDAP), formador Pró-BNCC no estado do Amapá e presidente da Associação dos Professores de Ensino Religioso do Amapá (APERAP). Como resultados parciais, conjectura-se que, enquanto política pública nacional, a implementação da BNCC no estado do Amapá seguiu os ritos oriundos do Ministério da Educação, ao não ouvir os principais atores envolvidos no processo, os indígenas, ou seja, não houve interesse por parte da Secretaria Estadual de Educação do Estado que as diversas etnias distribuídas em seu território pudessem explanar quais manifestações religiosas inerentes de suas tradições poderiam ou não serem trabalhadas nas escolas não indígenas, na disciplina de Ensino Religioso.

Externo ao Programa - 2269593 - DAVID JUNIOR DE SOUZA SILVA
Interno - 2114004 - FERNANDA CRISTINA DA ENCARNACAO DOS SANTOS
Presidente - 2028454 - MARCOS VINICIUS DE FREITAS REIS
Notícia cadastrada em: 13/06/2023 07:41