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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARILENE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILENE ALMEIDA
DATA: 24/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Remota - DPG
TÍTULO:

PRODUÇÕES TEXTUAIS DO PROJETO FRANCECOLAB: uma análise discursiva crítico-decolonial e multimodal de contos-livros produzidos por alunos da  Escola Estadual Professora Marly Maria e Souza da Silva



PALAVRAS-CHAVES:

Discursos. (De)Colonialidade. Multimodalidade. Contos-livros. 


PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

Este trabalho tem por objetivo central analisar a produção de contos-livros, frutos do Projeto Francecolab, elaborados por alunos da Escola Estadual Professora Marly Maria e Souza da Silva. O projeto foi implementado em 2021 e conta com uma edição a cada ano, é realizado anualmente pela Embaixada Francesa  e pela Fondation Tara Océan em parceria com a CCIFB, IRD e instituições nacionais e internacionais. Apresenta-se como “dinâmico, inovador e promissor que visa sensibilizar escolas e jovens ativistas sobre a importância do meio ambiente", na qual, a França “ressalta seu compromisso em proteger o oceano, as águas e, assim, a vida no planeta, com o projeto FrancEcolab Brasil”. Na primeira edição, o concurso envolveu 50 escolas parceiras totalizando 3.500 estudantes, em 12 estados da federação brasileira. As produções dos alunos da Escola Estadual Marly Maria e Souza da Silva, localizada na cidade de Macapá, Estado do Amapá, fronteira com a Guiana Francesa, são vencedoras nos três anos consecutivos, na categoria Fundamental I, com as seguintes produções: “Rita, uma tampinha no fundo oceano” edição 2021; “As aventuras de Davi, o boto tucuxi” no ano de 2022 e “A ONÇA-PINTADA JUSSARA E SEUS AMIGOS contra o terror das matas”, em 2023. Para fundamentação teórica, tomaremos por base, as epistemologias decoloniais a partir dos estudos de Quijano (2009), Santos (2009), Walsh (2013, 2017, 2018,), Mignolo (2008, 2017), e Maldonado-Torres (2008). Como objetivos específicos intentamos apresentar aspectos de coloniadade e decolonialidade nas produções dos contos vencedores do Concurso Fancecolab Brasil edições 2021, 2022 e 2023; Discutir como a configuração multimodal, presente nos contos, contribuiem para a reafirmação dos saberes locais que são  mobilizados pelos alunos em suas produções; e analisar,  à luz da perspectiva crítica do discurso, a construção de significados discursivos (acional, representacional e identificacional), nas produções de contos para uma formação crítica, ambiental e decolonial dos alunos. Este trabalho situa-se no campo da Linguística Aplicada Indisciplinar, Moita Lopes (2008), tendo como princípio a pesquisa qualitativa-interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2006), Bortoni-Ricardo (2008), coadunando a Análise do Discurso Crítica (ADC), a partir dos estudos de Fairclough (2001), Resende (2014, 2019, 2017) e Melo (2010, 2011), com a multimodalidade, alicerçados nos estudos  de  Rojo (2005, 2012, 2018), Brait (2013), Marchuschi (2007, 2011), Banzeman (2011 e Dionisio e Vasconelos (2001).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2422475 - CELESTE MARIA DA ROCHA RIBEIRO
Externo à Instituição - DÉBORA CRISTINA DO NASCIMENTO FERREIRA - UEPA
Presidente - 2899165 - ROSIVALDO GOMES
Notícia cadastrada em: 04/04/2024 23:49
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