Banca de DEFESA: ALDIERE ORLANDO

DISCENTE: ALDIERE ORLANDO
DATA: 27/12/2028
LOCAL: Remota - DPG

ENSINO DA LÍNGUA PALIKUR E DO PORTUGUÊS NA ESCOLA INDÍGENA ESTADUAL MOISÉS IAPARRÁ: as percepções dos líderes (clãs) da Comunidade Kumenê

Ensino de Língua Palikur e do Português como L2; Escola Estadual Moisés Iaparrá; percepções.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Em contextos indígenas, no Brasil, historicamente observa-se a prevalência da oralidade sobre a escrita como ocorre com os palikur, a qual configura-se ao conhecimento cultural, tradicional e linguístico que os anciãos detêm e dominam sobre essa língua, sendo, portanto, a principal razão que configura a vitalidade da Língua Palikur desde tempos remotos. Porém, essa vitalidade linguística também sofre ameaças entre a geração mais nova como demonstra Barros da Silva (2016), devido às mudanças culturais, sociais e contatos intensos com a sociedade de fora da aldeia, o que pode ocasionar a perda linguística se a comunidade, como um todo, não tomar atitudes que favoreçam práticas de letramento em língua Palikur às novas gerações. Assim, partindo da perspectiva inter/INDdisciplinar da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006, 2009), esta dissertação tem como objetivo geral investigar a relação entre o ensino da Língua Palikur, do povo Palikur-Arukwayene, que vive na comunidade do Kumenê no município de Oiapoque, no Estado do Amapá, com o ensino de Língua Portuguesa como L2 nas práticas de letramento no contexto da Escola Indígena Estadual Moisés Iaparrá. A pesquisa fundamenta-se em estudos que tratam sobre educação escolar indígena, tais como Freire (2004), D’Angelis (2001) e sobre educação escolar indígena e ensino de Português brasileiro no contexto indígena amapaense a partir dos estudos de Gomes (2013, 2018; 2019a; 201b) e em dispositivos legais (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 1988, LDB, 1996), que tratam sobre o papel e a importância da escola indígena. Como metodologia, a pesquisa configura-se como de natureza qualitativa-interpretativa (DENZEN; LINCON, 2006), descritiva-explicativa (GIL, 2008), do tipo estudo de caso (ANDRÉ, 1995). Para geração dos dados foram e são considerados como instrumentos: gravações de entrevistas semiestrturadas, em áudios, com grupos que formam a organização social Palikur. Os resultados mostram que a percepção da comunidade é muito forte sobre a importância do ensino da língua materna Palikur, mas também se observa relevância ao ensino do Português como segunda língua, devido as relações extra espaço da aldeia e da escola.

Externo à Instituição - ANA PAULA BRANDÃO - UFPA
Interno - 1885813 - ANTONIO ALMIR SILVA GOMES