Banca de DEFESA: ELIENAI MORAES BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIENAI MORAES BARBOSA
DATA: 01/12/2023
LOCAL: Videoconferência

PRÁTICAS DISCURSIVAS DE SUBJETIVAÇÃO DOS NEGROS DA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO DO CARVÃO-AP

práticas discursivas de subjetivação; negros; comunidade remanescente de quilombo do Carvão; Amazônia.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

Esta dissertação trata de práticas discursivas de subjetivação dos negros da comunidade remanescente de quilombo do Carvão, no Distrito do Município de Mazagão, no estado do Amapá. Como tal, insere-se na linha de pesquisa “Diversidade linguística na Amazônia” e se inscreve no campo teórico e metodológico dos Estudos Discursivos Foucaultianos. O objetivo geral de analisar os modos como as práticas discursivas de subjetivação promovem a constituição dos sujeitos negros daquela comunidade foi o que nos orientou em nosso percurso investigativo. Por sua vez, os objetivos específicos são estes: a) descrever as festas tradicionais de N. Sra. da Piedade, N. Sra. da Conceição e S. Tomé, assim como as práticas de Batuque, Sairé e Marabaixo; b) Visibilizar, nos discursos dos sujeitos, as relações de saber-poder constitutivas de práticas de resistência; c) Entender o funcionamento das sequências enunciativas na subjetivação dos negros do Carvão. O discurso – que se concretiza por meio do que foi efetivamente dito e escrito (os textos) – é um espaço atravessado por relações de consensos, de conflitos, de saber e de poder. Em suma, é construído por relações sociais e historicamente situadas. Portanto, analisá-lo é buscar compreender como os sujeitos são produzidos nele e por ele, e como os próprios sujeitos o produzem. Para levarmos a efeito essa empreitada, utilizamo-nos do aporte bibliográfico e da pesquisa de campo. No primeiro, nos baseamos nas obras de Foucault (1995, 2009, 2014a, 2014b, 2020a, 2020b e 2021); além desse autor, destacamos Deleuze (2019), Gutting (2021), Navarro (2020), Fischer (2001), Oliveira (2015), Videira (2020), Motinha (20--?), entre outros, que contribuíram relevantemente para as nossas argumentações. No segundo, realizamos visitas ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá, à Secretaria de Estado do Planejamento do Amapá, para a obtenção de informações socioeconômicas a respeito do município e do distrito, e à própria comunidade do Carvão, para a realização de entrevistas com os moradores. Do nosso arquivo, fazem parte 5 entrevistas, das quais extraímos 13 sequências enunciativas (SE), que analisamos com base na abordagem arqueogenealógica de Foucault. Os resultados da análise mostram que as práticas religiosas constitutivas do Catolicismo Popular cultivadas pelos negros do Carvão são percebidas como herança por esses sujeitos. São práticas discursivas portadoras de sua historicidade, e elas moldam seu ser, pensar, sentir e agir. Sua manutenção demarca uma forma de conexão com Deus e com os santos católicos, além de uma ligação afetivo-espiritual com sua ancestralidade e reverência a ela. Mostram também que o preconceito e a discriminação são fenômenos discursivos de objetivação que ainda circulam nos dizeres do corpo social local, de sorte que as atitudes de resistências visibilizadas na pesquisa encontram neles, predominantemente, sua razão de ser.

Presidente - 1037662 - EDNALDO TARTAGLIA SANTOS
Interno - 2222702 - EDUARDO ALVES VASCONCELOS
Interno - 2899165 - ROSIVALDO GOMES
Externo à Instituição - ODETE BURGEILE - UNIR