Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO SANTOS BORGES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO SANTOS BORGES
DATA: 06/04/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Ambiente virtual (PLataforma Google Meet)
TÍTULO:

CANTADEIRAS DE MARABAIXO: CORPO, PERFORMANCE E TEATRALIDADE NA LITERATURA ORAL FEMININA AFRO-AMAPAENSE


PALAVRAS-CHAVES:

Cantadeiras negras. Corpo feminino. Performance. Marabaixo


PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Teoria Literária
RESUMO:

Este estudo abordará a trajetória de mulheres negras, cantadeiras e dançadeiras da cultura do Marabaixo da Amazônia amapaense, que, com seus textos poéticos dramático-religiosos, expressam suas histórias de vida, por meio da oralidade, em cantorias improvisadas do cotidiano. A mulher cantadeira de marabaixo no estado do Amapá é a que carrega consigo o orgulho de uma tradição secular repleta de vivências ancestrais e da improvisação dos versos acompanhados do rodar das saias floridas, o girar do corpo e o arrastar de passos fortes, embalados pelos toques dos tambores negros, que despertam fragmentos da memória histórica de seus antepassados, enriquecem e legitimam o legado cultural afro-amapaense. O objetivo principal dessa pesquisa é analisar a trajetória de mulheres cantadeiras na cultura do Marabaixo no Amapá e abordar a noção de corpo, performance e fragmentos de teatralidade presentes durante o ato ritualístico cultural negro. A pesquisa tem o seu caráter etnográfico-exploratório, ao mapear teses e dissertações, inicialmente com o estudo bibliográfico, explorando o campo das discussões acerca da temática negra e posteriormente com a observação participante, considerando o campo dos sujeitos da pesquisa. O tratamento teórico para dialogar sobre a cultura negra amapaense se baseará no aporte de Borges (2022), Canto (2017), Tartaglia (2021), Videira (2013; 2020), entre outros que dialogam sobre a temática em questão. A geração dos dados ocorreu por meio da pesquisa bibliográfica, estado da arte, a partir do Banco de dados de Teses e Dissertações da Capes, da entrevista narrativa com lideranças negras amapaenses e da observação-participante, ao observar mulheres que atuam frente às associações culturais afro-amapaenses; para esta fase, tivemos como referência Jovchelovitch e Bauer (2022), Ferreira (2022), Gil (1191) além de utilizar registros fotográficos, na necessidade de historicizar, compreender e perceber traços da cultura afro-amapaense, com base nos estudos de Titonni (2009). Com os resultados preliminares, compreendemos que o corpo da mulher marabaixeira associado a performance cultural no manifestar do ritual, perpetua a voz negra amapaense, que se materializa no toque das caixas e no antoar dos ladrões de Marabaixo de autoria feminina.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1301404 - YURGEL PANTOJA CALDAS
Interno - 1734255 - EMERSON DE PAULA SILVA
Externo à Instituição - SIMEI SANTOS ANDRADE - UFPA
Notícia cadastrada em: 26/04/2023 01:19
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv2inst1