Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE HELDER DE SOUSA BRANDAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE HELDER DE SOUSA BRANDAO
DATA: 27/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Remotamente
TÍTULO:

IDENTIDADE E MEMÓRIA AFRO-AMAPAENSE NA PERFORMANCE CULTURAL DO BATUQUE RAÍZES DO BOLÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Amapá. Memória. Identidade Afro-Amapaense.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:

Esta pesquisa visa identificar a presença da Identidade e Memória da Cultura afro-amapaense na performance cultural do grupo Raízes do Bolão da comunidade do Curiaú, localizada em Macapá (AP). Intenta observar os múltiplos saberes de matrizes africanas existentes na tradição do Batuque e descrever como estas práticas culturais, incorporadas à performance cultural do Raízes do Bolão, reúnem ensinamentos restituídos pela tradição oral de transmissão de saberes comum aos povos africanos, estabelecendo a relação ensino/aprendizado acerca da ancestralidade afro-amapaense, dentro e fora desta comunidade. Objetivando, deste modo, compreender como as práticas performativas de cantar, dançar, batucar existentes na manifestação do Batuque engendram, através da literatura oral, conexões temporais das comunidades negras amapaenses com seus antepassados africanos num movimento que resiste, restitui e instaura saberes que combatem o apagamento de suas raízes e promovem a sobrevivência de suas heranças culturais. Como objetivos específicos sinalizamos à desconstrução da lógica eurocêntrica que generaliza as manifestações culturais afro-brasileiras, apontando as especificidades da tradição do Batuque em relação ao Marabaixo. Sobre o contexto da manifestação cultural do Batuque, faremos um recorte falando das bandaias (cantigas de Batuque), tendo como referência a poética da oralidade com base nos escritos sobre oralituras e afrografias de Leda Martins (1996) e escrevivências de Conceição Evaristo (1994). Este trabalho concentra-se no campo da performance cultural ao tratar dos comportamentos rememorados, que reeditam as manifestações culturais afro-centradas a partir da memória e da vivência de seus sujeitos praticantes, suas interações e inter-relações, heranças culturais e identitárias, significações e ressignificações na afirmação da memória e identidade afro-amapaense. Para fundamentação teórica teremos por base estudos referentes à Memória e Oralidade de Leda Maria Martins (2021), sobre Narração e Performance Vocal de Paul Zumthor (2018) e estudos sobre Performances Culturais de Zeca Ligiéro (2011) que abrangem interpretações referentes ao legado ancestral das manifestações culturais afro-brasileiras. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1734255 - EMERSON DE PAULA SILVA
Interno - 2114004 - FERNANDA CRISTINA DA ENCARNACAO DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARCOS ANTÔNIO ALEXANDRE - UFMG
Externo ao Programa - 1863861 - PIEDADE LINO VIDEIRA
Notícia cadastrada em: 10/01/2023 11:56
SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI-UNIFAP) - (096)3312-1733 | Copyright © 2006-2024 - UNIFAP - sig.unifap.br.srv4inst1