Banca de QUALIFICAÇÃO: NATÁLIA ALMEIDA BRAGA VASCONCELOS

DISCENTE: NATÁLIA ALMEIDA BRAGA VASCONCELOS
DATA: 30/09/2022
LOCAL: Remotamente

TRANSLINGUISMO COMO RECURSO DE SUJEITOS SURDOS E NEGOCIAÇÃO DE SENTIDOS NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA EM PORTUGUÊS COMO L2

Translinguagem. Português L2. Prática de escrita. Libras.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a constituição de práticas translíngues (translanguaging) emergentes em produções escritas de textos dissertativo-argumentativos de atores sociais surdos que prestaram vestibular para o curso de Letras Libras/Português da Universidade Federal do Amapá. Para isso, o estudo busca compreender o que é o translinguismo e como as práticas translíngues são evidenciadas na escrita de alunos surdos. Esta pesquisa está situada na Linguística Aplicada (LA), campo de estudos que se encontra em constante readequação aos novos olhares sobre problemáticas que envolvem língua(gem), sociedade e questões sociais. No percurso dessa readequação, encontramos espaço para o diálogo com novas epistemologias, novas teorias e novas perspectivas sobre o ensino de línguas, ou, no sentido tratado por Moita Lopes (2006), para que vozes outras, neste caso, línguas, sejam consideradas nas pesquisas desenvolvidas nesse campo INdisciplinar. Além disso, ao considerar a temática aqui proposta para investigação, também busco contribuir com a agenda de estudos de pesquisa em LA, tal como tem sido defendido por Almeida Filho (2007) e Kleiman (2013), mais especificamente sobre translinguagem, português como segunda língua e educação linguística de sujeitos surdos. Nesse sentido, o diálogo proposto a partir desta dissertação entre a teoria da translinguagem e a educação linguística de pessoas surdas proporciona novas lentes onto-epistemológicas que consideram o contexto social, político e econômico desse sujeito, que vive em uma sociedade em que a maioria dos indivíduos não conhece a realidade da comunidade surda e nem a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esta pesquisa foi desenvolvida por meio da análise de redações produzidas durante os Processos Seletivos Específicos, doravante PSE, que ocorreram nos anos de 2018 a 2021, por candidatos surdos que participaram do processo e ingressaram para o curso de Letras Libras/Português da Universidade Federal do Amapá. Metodologicamente, esta pesquisa é de cunho interpretativista, com base na abordagem qualitativa e caracterizada como análise documental (MATTAR, 2008), pois além de permitir a análise subjetiva, busca interpretar alguns fenômenos presentes em um determinado contexto.

Presidente - 2899165 - ROSIVALDO GOMES
Externo à Instituição - MÁRCIA MONTEIRO CARVALHO - UFPA