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Banca de QUALIFICAÇÃO: GELSON PASTANA MACIEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GELSON PASTANA MACIEL
DATA: 21/03/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Universidade Federal do Amapá - (Remota)
TÍTULO:

A LITERATURA INDÍGENA EM SALA DE AULA A PARTIR DAS NARRATIVAS DO POVO KARIPUNA DA ALDEIA MANGA: MATERIAIS DIDÁTICOS NA ESCOLA JORGE IAPARRÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Arrativas indígenas, literatura indígena, materiais didáticos, educação escolar indígena, escola estadual Jorge Iaparrá.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:

O presente trabalho focaliza a literatura nas escolas indígenas da região de Oiapoque como instrumentos de pesquisa, baseado em teorias e prática, através de uma abordagem dos aspectos curriculares e pedagógicos voltados Educação diferenciada e intercultural na Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá da aldeia Manga do povo Karipuna, misturando e limitando os conhecimentos históricos da cultura e memória dos antepassados, conhecimentos teóricos e práticos da educação escolar indígena. Tem como principal objetivo compreender o processo de construção da Educação Escolar Indígena sobre o ensino específico e diferenciado nessa Unidade Escolar, analisando a organização curricular da referida unidade e suas práticas no contexto do ensino sobre as narrativas indígenas. Durante este exercício, foi tomada como base da pesquisa, através de grupos de professores e membros da comunidade, a compreensão sobre a concepção de educação especifica e diferenciado, os métodos de trabalho utilizados pelos professores a reflexão sobre como ligar os conhecimentos
práticos produzidos no cotidiano, aos conhecimentos científicos necessários à educação escolar, de forma a atender aos desejos e expectativas da comunidade escolar, considerando suas especificidades e o que alunos, professores e lideranças esperam desse novo padrão na educação escolar indígena. Foram abordadas concepções de políticas educacionais, que buscam a interação do desenvolvimento, valorização e conservação das culturas e memórias tradicionais, considerando-se sua importância para os povos indígenas, a elaboração e aprovação de uma nova matriz pela secretaria estadual de educação e suas contribuições na construção da política de educação escolar indígena, assim como o currículo específico e construção das diretrizes da educação escolar indígena que atribui um novo paradigma de ensino aprendizagem. Ao final busquei compreender as perspectivas sobre esse novo paradigma de ensino aprendizagem e aos desafios apresentados pelos professores e membros da comunidade, propondo possíveis caminhos de construção de uma educação escolar indígena específica, intercultural, sustentável e diferenciada baseada em suas práticas e conhecimentos tradicionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2114004 - FERNANDA CRISTINA DA ENCARNACAO DOS SANTOS
Externo à Instituição - IVÂNIA DOS SANTOS NEVES - UFPA
Interno - 1301404 - YURGEL PANTOJA CALDAS
Notícia cadastrada em: 16/02/2022 15:28
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