Banca de QUALIFICAÇÃO: MAXWARA DOS SANTOS CARDOSO

DISCENTE: MAXWARA DOS SANTOS CARDOSO
DATA: 14/01/2022

ENSINO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO NA ESCOLA DA ALDEIA MANGA DOS KARIPUNA, ESTADO DO AMAPÁ

Língua Portuguesa; Ensino; Gramatica

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Este trabalho surge de um anseio enquanto aluno do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP), e tem se intensificado durante minha experiência como Coordenador Pedagógico, primeiramente na Escola Indígena Estadual Manoel Primo dos Santos, localizada na Aldeia de Santa Isabel dos Karipuna, na qual trabalhei apenas o ano de 2015. Posteriormente, a partir de 2016, na Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá (E.I.E.J.I) na Aldeia Manga, minha comunidade natal. Diante desse contexto, meus anseios com a Educação Escolar Indígena do meu povo, os conhecimentos que tenho desse sistema e as pesquisas que desenvolvi para essa dissertação, o objetivo da minha dissertação é apresentar a trajetória histórica da educação escolar indígena entre o povo Karipuna, dando ênfase sobre o ensino do Português Brasileiro na escola da Aldeia Manga. Metodologicamente fiz uma revisão bibliográfica em diversos textos que discutem a questão da Educação Escolar Indígena entre os Karipuna e textos que falam sobre a história, língua e cultura do povo Karipuna, bem como, de alguns autores que falam sobre o ensino de português brasileiro em escolas indígenas.

Presidente - 1885813 - ANTONIO ALMIR SILVA GOMES
Interno - 2222702 - EDUARDO ALVES VASCONCELOS
Externo à Instituição - PATRÍCIA GOULART TONDINELI - UNIR
Notícia cadastrada em: 22/12/2021 18:26