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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDIERE ORLANDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDIERE ORLANDO
DATA: 19/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O ENSINO DA LÍNGUA PALIKUR E DO PORUTUGUÊS COMO L2 NAS PRÁTICAS DO LETRAMENTO ESCOLAR:
AÇÕES PEDAGÓGICAS E POLÍTICA LINGUÍSTICA NA ESCOLA INDÍGENA ESTADUAL MOISÉS IAPARRÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas de letramento; Vitalidade da língua Palikur; Ensino de língua Portuguesa como L2.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Em contextos indígenas, no Brasil, historicamente observa-se a prevalência da oralidade sobre a escrita como ocorre com os Palikur, a qual configura-se ao conhecimento cultural, tradicional e linguístico que os anciãos detêm e dominam sobre essa língua, sendo, provavelmente, a principal razão que configura a vitalidade da Língua Palikur desde tempos remotos. Porém, essa vitalidade linguística vem sofrendo ameaças entre a geração mais nova como demonstrar Silva (2016), devido às mudanças culturais, sociais e contatos intensos com a sociedade de fora da aldeia, o que pode ocasionar a perda linguística se a comunidade, como um todo, não tomar atitudes que favoreçam práticas de letramento em língua Palikur às novas gerações. Assim, partindo da perspectiva inter/INDdisciplinar da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006, 2009), esta dissertação tem como objetivo geral investigar a relação entre o ensino da Língua Palikur, do povo Palikur-Arukwayene, que vive na comunidade do Kumenê no município do Oiapoque, no Estado do Amapá, com o ensino de Língua Portuguesa como L2 nas práticas de letramento no contexto da Escola Indígena Estadual Moisés Iaparrá. Desse objetivo geral desdobram-se dois objetivos específicos que visam: (i) identificar e caracterizar o processo de ensino e aprendizagem da Língua Palikur no contexto do estudo e sua com o ensino de Língua Portuguesa como L2 na escola na escola e (ii) apresentar um mapeamento sociolinguístico que possa auxiliar na construção de ações didático-pedagógicas para o ensino de aspectos linguísticos da Língua Palikur e que possam contribuir para a revistalização dessa língua. A pesquisa fundamenta-se em estudos que tratam sobre educação escolar indígena, tais como Freire (2004), D’Angelis (2001) e sobre educação escolar indígena e ensino de Português brasileiro no contexto indígena amapaense a partir dos estudos de Gomes (2013, 2018; 2019; 2020) e em dispositivos legais (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 1988, LDB, 1996), que tratam sobre o papel e a importância da escola indígena. O estudo fundamenta-se ainda nos Estudos de Letramento (GEE, 1998; BARTON; HAMILTON, 2000; STREET, 1984; JANKS, 2010; KLEIMAN, 1995), que veem e compreendem os usos sociais da lingua(gem) a partir de práticas de significados socioculturais, identitários e de poder. Como metodologia, a pesquisa configura-se como de natureza qualitativa-interpretativa (GIL, 2008; DENZEN; LINCON, 2006), sendo um estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 1995), realizado com grupos que formam a organização social Palikur e com professores da escola. Para geração dos dados foram considerados como instrumentos gravações de entrevistas em áudios com representantes da comunidade indígena, entrevista semiestrturadas com professores e análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Indígena Estadual Moisés Iaparrá.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1885813 - ANTONIO ALMIR SILVA GOMES
Presidente - 2899165 - ROSIVALDO GOMES
Externo à Instituição - SHELTON LIMA DE SOUZA - UFAC
Notícia cadastrada em: 14/04/2021 11:46
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