Banca de QUALIFICAÇÃO: AUCILEIDE REGINA MENEZES GUIMARAES PINTO

DISCENTE: AUCILEIDE REGINA MENEZES GUIMARAES PINTO
DATA: 11/10/2023
LOCAL: Macapá

O AGIR PROFESSORAL DE PROFESSORES DE FRANCÊS LINGUA ESTRANGEIRA EM FORMAÇÃO INICIAL: Representações e práticas discursivas com as TDIC

Agir Professoral. Língua Francesa. Formação Inicial. TDIC

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Línguas Estrangeiras Modernas

A evolução das tecnologias, sobretudo da internet e das TDIC, proporcionou novos caminhos para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e novas exigências em relação ao desempenho dos profissionais da educação, nesse âmbito, esta pesquisa tem por objetivo geral investigar se a percepção do professor em formação inicial, acerca do agir professoral (CICUREL, 2011) em francês língua estrangeira, está em consonância com o perfil profissional projetado nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das Instituições de Ensino Superior do Amapá, no que concerne ao uso das novas tecnologias no ensino de Línguas. De forma mais específica, busca-se verificar se as percepções dos professores em formação inicial convergem ou não com as orientações presentes nos documentos norteadores do curso de licenciatura em letras português-francês. O estudo insere-se no paradigma qualitativo, descritivointerpretativista (LÜDKE; ANDRÉ, 2018; MOITA LOPES, 1994), situado no campo da Linguística Aplicada e fundamentada na corrente teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 2008; 2006; 2009[1999]). A pesquisa tem como participantes/colaboradores discentes da graduação em Letras Português-Francês inscritos na disciplina de Estágio Supervisionado em FLE, na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e na Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Os dados preliminares apontam para a identificação das vozes que influenciam o trabalho do professor, bem como as avaliações que esse profissional faz sobre essas instâncias e sobre seu próprio trabalho. Isso pode ajudar a entender melhor como o professor em formação inicial percebe seu papel e como ele pode melhorar sua prática.

Presidente - 432.886.342-87 - KELLY CRISTINA NASCIMENTO DAY - UEAP
Interno - 1885813 - ANTONIO ALMIR SILVA GOMES
Externo à Instituição - JÚLIO NEVES PEREIRA - UFBA
Notícia cadastrada em: 15/09/2023 08:45