ACOLHIMENTO lINGUÍSTICO DE ALUNOS MIGRANTES NO CONTEXTO ESCOLAR: O CASO DE CRIANÇAS BRASILEIRAS NA GUIANA FRANCESA.
Acolhimento linguístico. Guiana Francesa. crianças. Políticas Linguísticas.
Tendo como ponto de partida teórica os estudos de Políticas Linguísticas e Linguística Aplicada, no presente estudo coloca-se em discussão o acolhimento de alunos migrantes no contexto escolar, referindo-se ao caso de crianças brasileiras, não francófonas, recém-inseridas no sistema educacional francês na Guiana Francesa, buscando analisar o processo de acolhimento enfatizando o conhecimento aliado à competência linguística em uma segunda língua, entendendo língua como uma construção social e contextual de negociação e produção de sentidos. A pesquisa fundamenta seu referencial nos conceitos de políticas linguísticas educativas amplamente discutidas por Cooper (1989), Granger (2012, 2014), Grosso (2010), Spolsky (2004, 2009, 2012) e Schiffman (1996), tangenciados pelo conceito de integração e acolhimento linguístico de crianças imigrantes no contexto escolar francês. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta é uma pesquisa exploratória e de abordagem qualitativa-interpretativa com a realização de pesquisa de campo, utilização de entrevistas e coleta de materiais e documentos utilizados pelos professores em sala de aula. Nesse âmbito, é possível afirmar que, ao diferente do Brasil, o sistema educacional francês já possui uma ampla estrutura para o acolhimento de crianças alófonas, mesmo havendo elementos contestáveis. Propomos e apoiamos a ideia de que as medidas de acolhimento sejam plurilíngues e fundamentadas no respeito, no reconhecimento e na valorização da diversidade linguística e cultural dos migrantes no país de destino.