IDENTIDADES E MEMÓRIAA AFRO-AMAPAENSES NA PERFORMANCE CULTURAL DO BATUQUE RAÍZES DO BOLÃO
Cultura afro-brasileira. Oralituras. Batuque Afro-Amapaense. Raízes do Bolão.
Esta pesquisa visa identificar a presença de identidades e memórias afro-amapaenses na Performance Cultural do grupo Raízes do Bolão da comunidade remanescente de quilombo do Curiaú, zona rural de Macapá-AP. Intenta observar as diversas dinâmicas culturais de matrizes africanas existentes na tradição do Batuque dessa comunidade e descrever como essas práticas tradicionais incorporadas à Performance Cultural do grupo reúnem ensinamentos, restituem e repassam saberes ancestrais através da tradição oral comum aos povos africanos, estabelecendo a relação ensino/aprendizado acerca da ancestralidade afro-amapaense, dentro e fora dessa comunidade. Almeja tratar como as oralidades movem diversos conhecimentos e reproduzem narrativas tradicionais, que ensejam identidades e laços culturais às comunidades, restaurando memórias e costumes antepassados por ação de dinâmicas e práticas culturais performativas, como: cantar, dançar, batucar, existentes nas manifestações culturais afro-amapaenses, restabelecendo conexões temporais entre comunidades afrodescendentes e antepassados africanos. Como objetivos específicos, este trabalho aponta as especificidades das tradições do Batuque e do Marabaixo, sinalizando à desconstrução da lógica eurocêntrica, que generaliza e iguala as manifestações culturais afro-brasileiras. Referente à manifestação cultural do Batuque, faremos um recorte falando das Bandaias (cantigas de Batuque do Curiaú), tendo como referência a poética da oralidade com base nos escritos sobre Oralituras de Leda Martins (1996). Este trabalho concentra-se no campo da Performance Cultural ao tratar de comportamentos recuperados, dinâmicas e práticas culturais de matrizes africanas rememoradas por participantes e praticantes de manifestações culturais afro-brasileiras, que restituem no Brasil formas celebratórias originárias dos povos antepassados africanos; memórias e vivências grafadas/inscritas na trajetória da pele dos sujeitos envolvidos com os atos celebratórios-ritualísticos contidos nas tradições afro-diaspóricas-brasileiras. Para fundamentação teórica desta pesquisa, teremos por base estudos referentes à Memória e Oralidade, de Leda Maria Martins (2021) e estudos sobre Performances Culturais, de Zeca Ligiéro (2011), que abrangem interpretações referentes ao legado ancestral das manifestações culturais afro-brasileiras.