ACOLHIMENTO lINGUÍSTICO DE ALUNOS MIGRANTES NO CONTEXTO ESCOLAR: O CASO DE CRIANÇAS BRASILEIRAS NA GUIANA FRANCESA.
Língua. Acolhimento. Migrantes. Políticas Linguísticas.
Tendo como ponto de partida teórica os estudos de Políticas Linguísticas e Linguística Aplicada, no presente estudo coloca-se em discussão o acolhimento de alunos migrantes no contexto escolar, referindo-se ao caso de crianças brasileiras, não francófonas, recém-inseridas no sistema educacional francês na Guiana Francesa, buscando analisar o processo de acolhimento enfatizando o conhecimento aliado à competência linguística em uma segunda língua, entendendo língua como uma construção social e contextual de negociação e produção de sentidos. Foi argumentado o papel da língua dentro da escola no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e também sobre a barreira linguística encontrada por esses alunos e como eles estão sendo acolhidos e se adaptando ao novo ambiente com uma nova língua, hábitos e costumes, não deixando de considerar a bagagem cultural do aprendiz. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta é uma pesquisa exploratória e de abordagem qualitativa-interpretativa com a realização de pesquisa de campo, utilização de entrevistas e coleta de materiais e documentos utilizados pelos professores em sala de aula. Propomos e apoiamos a ideia de que as medidas de acolhimento sejam plurilíngues e fundamentadas no respeito, no reconhecimento e na valorização da diversidade linguística e cultural dos migrantes e refugiados no país de destino.