O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO-DECOLONIAL: DESAFIOS E
POSSIBILIDADES NA ESCOLA FAMÍLIA AGROECOLÓGICA DO MACACOARI-EFAM
Ensino. Português Brasileiro. Decolonial. Letramento Crítico.
Este estudo está intitulado como "O Ensino de Língua Portuguesa na perspectiva do letramento crítico-decolonial: desafios e possibilidades na escola Família Agroecológica do Macacoari (EFAM)".E seu objetivo geral é compreender os desafios enfrentados pelos educadores ao implementar abordagens de letramento crítico e da decolonialidade no ensino de língua portuguesa na EFAM quanto às resistências, dificuldades estruturais, e outras barreiras inerentes a prática docente. Este estudo justifica-se pela necessidade de repensar as atuais práticas metodológicas no ensino de Língua Portuguesa, especialmente à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das novas concepções contemporâneas para o ensino de línguas. Além disso, por considerar a importância de desenvolver uma compreensão crítica do ensino da língua e de suas aplicações. Metodologicamente, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de campo in loco de caráter qualitativo e propositivo, com coleta de dados por meio de entrevistas realizadas na EFAM com duas professoras de Língua Portuguesa. De acordo com os resultados, embora as práticas de letramento crítico e de
decolonialidade tenham demonstrado eficácia na desconstrução de paradigmas, as educadoras enfrentam resistências por parte dos alunos, além de desafios estruturais inerentes à dinâmica escolar. Por isso, a compreensão dessas barreiras permite evidenciar a complexidade da implementação dessas abordagens e apontar possíveis estratégias para superar tais obstáculos. No campo da fundamentação teórica, temos as contribuições de renomados estudiosos que enriqueceram esta dissertação. Autores (as) como: (FREIRE, 1988), (MENDONÇA, 2006), (MIGNOLO, 2006), (MAKONI; PENNYCOOK, 2007), (PIETRI, 2010); (SANTOS, 2010), (SOARES, 2012), (BALLESTRIN, 2013), (WALSH, 2009; 2013) (STREET, 2014), (MOITA LOPES; FABRÍCIO, 2019), (GOMES; NOGUEIRA, 2020), (WALSH; OLIVEIRA; CANDAU, 2018) , (MARIANI, 2018),
(NETO; LIMA, 2021), (ÁVILA, 2021), (OLIVEIRA, 2021), (GOMES, 2022), e outros (as).