ENSINO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO NA ESCOLA DA ALDEIA MANGA DOS KARIPUNA, ESTADO DO AMAPÁ
Língua Portuguesa; Ensino; Gramatica
Esta dissertação é um trabalho de pesquisa desenvolvida na Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá, na aldeia Manga do povo Karipuna, localizada na Terra Indígena Uaçá –município de Oiapoque, Estado do Amapá. A pesquisa teve como objetivo principal apresentar a trajetória histórica da educação escolar indígena entre o provo Karipuna, dando ênfase sobre o ensino do Português Brasileiro (PB) na escola da aldeia Manga, como língua majoritária falada pela comunidade e pela escola. Nesse sentido, o primeiro capítulo tratou dos Karipuna do Rio Curipi, a partir do final da década de 1800, bem como, apresenta vários subtópicos, falando da história, cultura, língua e localização regional dos Karipuna; O II capitulo aborda a educação escolar indígena entre os Karipuna, enfatizando sobre a escola integradora; Educação a partir da Constituição Federal de 1988 e formação dos professores indígenas do município de Oiapoque; O III capítulo, intitulado: Educação Escolar Indígena Intercultural e Diferenciada entre os Karipuna da aldeia Manga, apresenta o currículo e a educação escolar diferenciada e intercultural na aldeia Manga. Por fim, o IV capítulo, apresenta o resultado da pesquisa sobre o ensino do Português na Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá na aldeia Manga. Portanto, de modo geral o estudo trata sobre a historicidade do povo Karipuna, abordando todos os aspectos sociais, políticos, educacionais e culturais, culminando com o foco da pesquisa, acerca do ensino do PB na escola da aldeia Manga, na qual foi constatado que os alunos indígenas, estão tendo resultados satisfatórios com relação a aprendizagem do PB, tanto na parte escrita, quanto na oralidade.