PRODUÇÕES TEXTUAIS DO PROJETO FRANCECOLAB: uma análise discursiva crítico-decolonial e multimodal de contos-livros produzidos por alunos da Escola Estadual Professora Marly Maria e Souza da Silva
Discursos. (De)Colonialidade. Multimodalidade. Contos-livros.
Este trabalho tem por objetivo central analisar a produção de contos-livros, frutos do Projeto Francecolab, elaborados por alunos da Escola Estadual Professora Marly Maria e Souza da Silva. O projeto foi implementado em 2021 e conta com uma edição a cada ano, é realizado anualmente pela Embaixada Francesa e pela Fondation Tara Océan em parceria com a CCIFB, IRD e instituições nacionais e internacionais. Apresenta-se como “dinâmico, inovador e promissor que visa sensibilizar escolas e jovens ativistas sobre a importância do meio ambiente", na qual, a França “ressalta seu compromisso em proteger o oceano, as águas e, assim, a vida no planeta, com o projeto FrancEcolab Brasil”. Na primeira edição, o concurso envolveu 50 escolas parceiras totalizando 3.500 estudantes, em 12 estados da federação brasileira. As produções dos alunos da Escola Estadual Marly Maria e Souza da Silva, localizada na cidade de Macapá, Estado do Amapá, fronteira com a Guiana Francesa, são vencedoras nos três anos consecutivos, na categoria Fundamental I, com as seguintes produções: “Rita, uma tampinha no fundo oceano” edição 2021; “As aventuras de Davi, o boto tucuxi” no ano de 2022 e “A ONÇA-PINTADA JUSSARA E SEUS AMIGOS contra o terror das matas”, em 2023. Para fundamentação teórica, tomaremos por base, as epistemologias decoloniais a partir dos estudos de Quijano (2009), Santos (2009), Walsh (2013, 2017, 2018,), Mignolo (2008, 2017), e Maldonado-Torres (2008). Como objetivos específicos intentamos apresentar aspectos de coloniadade e decolonialidade nas produções dos contos vencedores do Concurso Fancecolab Brasil edições 2021, 2022 e 2023; Discutir como a configuração multimodal, presente nos contos, contribuiem para a reafirmação dos saberes locais que são mobilizados pelos alunos em suas produções; e analisar, à luz da perspectiva crítica do discurso, a construção de significados discursivos (acional, representacional e identificacional), nas produções de contos para uma formação crítica, ambiental e decolonial dos alunos. Este trabalho situa-se no campo da Linguística Aplicada Indisciplinar, Moita Lopes (2008), tendo como princípio a pesquisa qualitativa-interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2006), Bortoni-Ricardo (2008), coadunando a Análise do Discurso Crítica (ADC), a partir dos estudos de Fairclough (2001), Resende (2014, 2019, 2017) e Melo (2010, 2011), com a multimodalidade, alicerçados nos estudos de Rojo (2005, 2012, 2018), Brait (2013), Marchuschi (2007, 2011), Banzeman (2011 e Dionisio e Vasconelos (2001).