PORTUGUÊS BRASILEIRO (ESCRITO) EM USO POR ALUNOS INDÍGENAS EM CONTEXTO URBANO DA CIDADE DE MACAPÁ
Português Brasileiro. Indígena. Escrita. Contexto Urbano.
A presente dissertação tem como objetivo compreender as características da produção escrita do Português Brasileiro (PB) por estudantes indígenas, tanto do ponto de vista da gramática (fonética, fonologia e morfossintaxe), quanto do ponto de vista da interação textual (produção e interpretação), a fim de propor modelos que possam aprimorar as práticas relacionadas à escrita. O ponto inicial deste estudo reside na seguinte problemática: quais são as características da produção escrita do Português Brasileiro pelos alunos indígenas matriculados na E. M. E. F. José Leoves Teixeira? A pesquisa assume uma natureza descritiva e propositiva, com abordagem qualitativa, ancorando-se nos pressupostos de autores como Gallois (1986), Rodrigues (1986, 1993), Seki (2000), Franchetto, Gallois e Valadão (2001), Gallois e Grupioni (2003), Perini (2005), Lima (2011), Gomes (2012, 2018), Cândido e Santos (2019), Carneiro, Colares e Sousa (2021). Os resultados emanados da coleta de dados revelaram uma diversidade de variações na escrita, intrinsecamente associadas à influência das línguas maternas dos estudantes. Nesse âmbito analítico, emerge a perceptível necessidade de retomar os fundamentos teóricos e explorar novas perspectivas para aprimorar as práticas pedagógicas. Isso pode ser efetivado por meio da adoção de abordagens metodológicas inovadoras, inclusivas e contextualizadas, cujos efeitos serão refletidos não somente no contexto educacional, mas também no tecido social em que esses alunos estão inseridos.