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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA ARLENE FERREIRA NOBRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA ARLENE FERREIRA NOBRE
DATA: 26/04/2024
HORA: 15:00
LOCAL: UNIFAP
TÍTULO:

 

 

DIVERSIDADE LINGUÍSTICO-CULTURAL EM CONTEXTO ESCOLAR: ANÁLISE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA QUILOMBOLA ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO (AP)


PALAVRAS-CHAVES:

  Diversidade linguística e cultural. Práticas de letramento. Usos lexicais.


PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

O presente estudo apresenta uma análise relativa à diversidade linguístico-cultural do contexto escolar quilombola, com foco nas práticas de letramento trabalhadas nas aulas de língua portuguesa na perspectiva da identidade étnico-sociocultural, presentes em determinadas produções escritas desenvolvidas na Escola Quilombola Estadual José Bonifácio, doravante EQEJB, situada no Quilombo do Curiaú, no Estado do Amapá, visto que a língua, a cultura e a sociedade estão intrinsecamente relacionados às práticas sociais, por isso devem ser valorizadas no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de campo, de cunho descritivo e abordagem qualitativo-interpretativista, engajada eticamente, considerando os usos lexicais caracterizadores da cultura e identidade do grupo social que integra o contexto de uma comunidade escolar quilombola. Quanto aos instrumentos de pesquisa, considerou-se a observação participante, o roteiro de entrevistas e as produções escritas dos estudantes quilombolas, os quais serviram de subsídios para garantir a obtenção do corpus de estudo e alcançar a divulgação de resultados assertivos e fidedignos. Por meio desta investigação, pretendemos ampliar os conhecimentos sociolinguísticos e os estudos de linguagem relacionados à comunidade do Curiaú, caracterizada pelas tradições culturais e religiosas de ancestralidade negra, contribuindo com informações relevantes acerca da realidade educacional da comunidade, podendo vir a ser um instrumento referencial para implantação de futuras políticas linguísticas e para propostas de letramento que visem aprimorar a qualidade do ensino no intuito de evidenciar a realidade linguística e cultural no campo lexical e sociocultural da comunidade. Como resultados preliminares, constatamos que a EQEJB apresenta práticas letradas direcionadas às questões identitárias, buscando não apenas a valorização dos saberes tradicionais mas também as vivências dos sujeitos-aprendizes; tais práticas foram observadas por meio de análise de produções escritas que revelam o emprego de diversos elementos lexicais representativos dos aspectos históricos, étnico-socioculturais da comunidade social, levando-nos a perceber que a comunidade curiauense tende a mostrar-se heterogênea, pluricultural e diversificada no modo de ser, agir e estar no mundo, agregando particularidades na forma de falar e escrever de seus moradores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2422475 - CELESTE MARIA DA ROCHA RIBEIRO
Interno - 1037662 - EDNALDO TARTAGLIA SANTOS
Interno - 2899165 - ROSIVALDO GOMES
Externo ao Programa - 3305818 - ROMÁRIO DUARTE SANCHES
Externo à Instituição - SHELTON LIMA DE SOUZA - UFAC
Notícia cadastrada em: 12/03/2024 15:01
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