O ENSINO DO PORTUGUÊS “BRASILEIRO” NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO-DECOLONIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ESCOLA FAMÍLIA AGROECOLÓGICA DO MACACOARI-EFAM
Ensino. Português Brasileiro. Decolonial. Letramento Crítico.
Este estudo intitula-se com o tema “O ensino do português “brasileiro” na perspectiva do letramento crítico-decolonial: desafios e possibilidades na Escola Família Agroecológica do Macacoari-EFAM”. Tem por objetivo geral analisar as ações da pedagogia da alternância e as suas relações entre o letramento crítico e o pensamento decolonial, a partir do ensino do Português Brasileiro, como uma prática social de resistência a partir dos saberes locais na Escola Família Agroecológica do Macacoari-EFAM, como uma prática social de resistência a partir dos saberes locais. Desse modo, justifica-se por abrir espaço para abordar a importância do ensino do português brasileiro nas perspectivas em tela. E pela reflexão sobre as atuais práticas metodológicas, inclusive apontadas pelos documentos oficias e como elas podem ser aplicadas ao ensino de línguas a partir do letramento crítico-decolonial, bem como, a reflexão voltada as questões históricas, culturais, identidade, diversidade linguísticas, além disso, por considerar a importância de desenvolver uma compreensão crítica do ensino da língua e de suas aplicações. Até o momento, foram concluídos os três primeiros capítulos desta dissertação, que estabelecem o embasamento teórico e metodológico necessário para a condução da pesquisa de campo, na qual se busca obter resultados concretos. Capítulo I - ensino de português brasileiro e educação linguística aplicada crítica. Capítulo II- Decolonialidade e letramento crítico: perspectivas epistemológicas outras para/no ensino de português brasileiro. Capítulo III – A relação da pedagogia da alternância e decolonialidade no ensino de português brasileiro: ações didáticas e diálogos com professores/as da Escola Família Agroecológica do Macacoari-EFAM. Entretanto, ainda está em fase de construção o capítulo IV - Representações, posicionamentos e aprendizagens do PB nas aulas e um viés crítico-decolonial. Neste capítulo será apresentado a análise dos dados obtidos durante a pesquisa de campo.