Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIENAI MORAES BARBOSA

DISCENTE: ELIENAI MORAES BARBOSA
DATA: 29/06/2023
LOCAL: Videoconferência

Práticas Discursivas na Construção dos Sujeitos da Comunidade Remanescente de Quilombo do Carvão-AP.

Práticas discursivas. Subjetivação. Comunidade remanescente de quilombo do Carvão.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

Esta dissertação trata de processos de subjetivação na comunidade remanescente de quilombo do Carvão, no Distrito do Município de Mazagão, no Amapá. Como tal, insere-se na linha de pesquisa “Diversidade linguística na Amazônia” e se inscreve no campo teórico e metodológico da Análise do Discurso de orientação foucaultiana. O objetivo geral de analisar os modos como as práticas discursivas promovem a subjetivação dos negros daquela comunidade foi o que nos orientou em nosso percurso investigativo. Afinal, o discurso – que se concretiza por meio do que foi efetivamente dito e escrito (os textos) – é um espaço atravessado por relações de consensos, de conflitos, de saber e de poder. Em suma, é construído por relações sociais e historicamente situadas. Portanto, analisá-lo é buscar compreender como os sujeitos são construídos nele e por ele, e como os próprios sujeitos constroem o discurso. Para levarmos a efeito essa empreitada, utilizamo-nos do aporte bibliográfico e da pesquisa de campo. No primeiro, nos baseamos nas obras de Foucault (1995, 2009, 2014, 2020a, 2020b e 2021); além desse autor, destacamos Deleuze (2019), Gutting (2021), Navarro (2020), Fischer (2001), Oliveira (2015), Videira (2020), Motinha (s.d.), entre outros, que contribuíram relevantemente para as nossas argumentações. No segundo, realizamos visitas ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), à Secretaria de Estado do Planejamento do Amapá (SEPLAN), para a obtenção de informações socioeconômicas a respeito do município e do distrito, e à própria comunidade do Carvão, para a realização de entrevistas com os moradores. Assim, nossas corpus de análise 5 entrevistas, 1 documentário, 1 folia, 1 ladrão de Marabaixo e 2 imagens. A análise das materialidades discursivas, obtidas por meio de entrevistas, por exemplo, foi feita com recurso ao método arqueogenealógico de Foucault. Navarro (2020) ensina que o entendimento de como se constroem as relações entre os sujeitos e os acontecimentos discursivos lançam luz sobre a sociedade atual. Esse foi o movimento que buscamos fazer por meio da nossa pesquisa, ampliando a compreensão da comunidade do Carvão, que é parte da sociedade amapaense.

Presidente - 1037662 - EDNALDO TARTAGLIA SANTOS
Interno - 2222702 - EDUARDO ALVES VASCONCELOS
Externo à Instituição - PEDRO LUIS NAVARRO BARBOSA - UEM
Interno - 2899165 - ROSIVALDO GOMES