Banca de DEFESA: CLEIDIANE FACUNDES MONTEIRO NASCIMENTO

DISCENTE: CLEIDIANE FACUNDES MONTEIRO NASCIMENTO
DATA: 23/10/2023
LOCAL: via google meet

ENSINO DO TEMA PROPRIEDADE INTELECTUAL NA UNIFAP: UMA PROPOSTA DE CURSO DE CAPACITAÇÃO SOBRE PI À COMUNIDADE ACADÊMICA

Ensino de PI; UNIFAP curso de PI; Curso de Capacitação; Propriedade Intelectual.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A capacitação de pessoas é um caminho essencial para atingir o desenvolvimento social, político e econômico da instituição e da região, e particularmente da ciência, inovação e tecnologia. Neste sentido, o compartilhamento de conhecimento sobre Propriedade Intelectual (PI) torna-se fundamental para toda e qualquer instituição, especialmente para a universidade que tem a função de formar profissionais. Assim
sendo, o objetivo desta pesquisa é disseminar a importância da propriedade intelectual através da criação de curso de capacitação sobre PI à comunidade acadêmica. Visando atender ao objetivo do trabalho foram prospectados os cursos de capacitações sobre PI no âmbito das Instituições Públicas de Ensino Superior do Amapá e também os cursos de graduação que contém componentes curriculares com abordagem relativa à propriedade intelectual, inseriu-se ainda as disciplinas cujos os conteúdos fazem referência aos termos “empreendedorismo” e “inovação”. A metodologia adotada foi pesquisa aplicada qualitativa, utilizou-se as técnicas de: pesquisa exploratória, qualitativa, bibliográfica e documental, buscou-se coletar dados e informações em documentos institucionais, legislações, normativos, projetos pedagógicos de cursos e materiais disponíveis entre outras fontes primárias e secundárias. Além disso, utilizou-se o método de grupo focal para discussão e consolidação do conteúdo programático inserido no curso. Com o resultado da pesquisa foi possível identificar que não há ofertas de cursos de capacitação direcionado à comunidade acadêmica cuja temática seja a PI. No que se refere às disciplinas disponibilizadas no âmbito da graduação, a oferta ainda é incipiente diante do contexto atual em que a PI alcançou mais relevância. Identificou-se que apenas o curso de direito da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) oferta disciplina sobre a temática, sendo relativamente baixo comparado ao número de cursos de graduação existentes. Como produto da presente pesquisa, desenvolveu-se um artigo científico submetido à publicação de revista científica, bem como curso de capacitação e material didático disponibilizado na plataforma de cursos de capacitações da UNIFAP, podendo ser acessado por toda comunidade acadêmica da UNIFAP, além de outras instituições.

Externo ao Programa - 2093634 - FELIPE MONTEIRO
Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE DE LIMA SIQUEIRA - UFSJ
Presidente - 2063153 - SHEILA TRICIA GUEDES PASTANA
Externo à Instituição - WILLIANS LOPES DE ALMEIDA - IFAP