Banca de QUALIFICAÇÃO: JOCIANE DOS SANTOS SOUZA

DISCENTE: JOCIANE DOS SANTOS SOUZA
DATA: 02/05/2023
LOCAL: Sala Virtual - https://meet.google.com/ctw-ffrb-qap

O ENSINO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO ESTRATÉGIA NO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE INOVAÇÃO

Inovação Tecnológica. Propriedade Intelectual. Ensino.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

As universidades vêm sendo estimuladas a participarem ativamente como atores centrais nos Sistemas Nacionais de Inovação. No entanto, algumas instituições de ensino ainda encontram dificuldades para consolidar a cultura de inovação tecnológica devido à falta de conhecimento sobre o assunto ou o domínio dos processos inovadores. Diante disso, como promover o conhecimento na área de Propriedade Intelectual, de modo a fomentar o desenvolvimento da Cultura de Inovação Tecnológica? Para responder esse questionamento, o objetivo desta pesquisa é diagnosticar o atual cenário do ensino sobre a Propriedade Intelectual (PI), nas Universidades Federais da Região Norte do Brasil e contextualizar com a importância do ensino da (PI) para estimular o conhecimento e formação acadêmica, com viés no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovações. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa exploratória, onde foi empregada a pesquisa bibliográfica e documental. A estratégia metodológica para coleta de dados deu-se através de levantamento bibliográfico, no portal de periódicos CAPES e documental, com o mapeamento e análise dos PPCs dos cursos de graduação de dez Universidades Federais da Região Norte do Brasil, documentos normativos institucionais e legislações vigentes sobre o tema de estudo. Observou-se, com base nos resultados da pesquisa, que embora as políticas públicas tenham buscado fomentar e fortalecer o desenvolvimento da inovação tecnológica no país, o ensino da temática, em todas as instituições estudadas, permanece inexpressivo, são raros os cursos que dispõe de conteúdos sobre PI e Inovação em suas ementas curriculares. Com base no conhecimento adquirido, pretende-se elaborar o Relatório Técnico contendo o diagnóstico e recomendações de uma política institucional, para integrar o tema da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação nos cursos de Graduação da UNIFAP.

Externo ao Programa - 2093634 - FELIPE MONTEIRO
Presidente - 1824695 - GERALDO NEVES DE ALBUQUERQUE MARANHAO