Inovação organizacional na gestão orçamentária em Institutos Federais: diagnóstico e proposições de melhorias por meio da inovação
orçamento público; software; eficiência
O princípio da eficiência exige que a atividade administrativa seja exercida com celeridade e qualidade, a fim de alcançar resultados positivos no serviço público e atender às necessidades da comunidade, onde se faz presente, assim como a de seus membros. Com isso, este trabalho teve como objetivo principal propor uma ferramenta do tipo software que ofereça a otimização dos resultados do processo e do controle orçamentário de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O trabalho caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e quantitativa, onde se fez presente o método indutivo, desenvolvida através de questionário enviado a 38 unidades dos Institutos Federais e tempestivamente respondido por 12 Pró-reitores de Administração e/ou Desenvolvimento Institucional. O resultado nos remeteu à conclusão de que há a necessidade de um instrumento inovador que permita a melhoria nos processos gerenciais orçamentários daqueles institutos, pois há uma predominância de ferramentas tradicionais que trazem morosidade à boa administração dos recursos. Este estudo engrossará a fileira dos trabalhos voltados à temática desenvolvida o que é de suma importância para fazer com que a onda de inovação no setor gerencial público se torne crescente e cada vez mais abrangente em solo brasileiro.