Banca de DEFESA: RUAN DOS SANTOS PEREIRA

DISCENTE: RUAN DOS SANTOS PEREIRA
DATA: 19/08/2024
LOCAL: Sala Virtual: https://meet.google.com/fpt-gyzi-zhm

A BIOECONOMIA ENQUANTO DIRETRIZ ESTRATÉGICA NA POLÍTICA DE INOVAÇÃO DAS ICTS PÚBLICAS DA REGIÃO NORTE: UMA PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO PARA O IFAP

Desenvolvimento Sustentável; Diretrizes Bioeconômicas; Política de CT&I; Métricas de Bioeconomia.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Diante da atual agenda mundial de sustentabilidade, o desenvolvimento da Região Amazônica através de diretrizes de CT&I ligadas à bioeconomia torna-se tema relevante. No Brasil, as atuais políticas de cunho estratégico já adotam essa abordagem. É o que se retira do Decreto Federal n° 12.044/2024 e da Portaria Ministerial n° 6.998/2023 do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI). O primeiro, ao instituir a Estratégia Nacional de Bioeconomia; a segunda, ao incluir entre as Diretrizes para a Elaboração da Estratégia Nacional de CT&I (período de 2023 a 2030) o desenvolvimento sustentável e integrado da Região Amazônica. Ademais, de modo a confirmar esse cenário de normatização voltada para áreas prioritárias, a Lei Federal n° 13.243/2016, pertencente ao Novo Marco Legal de CT&I (NMLCTI), determinou que o texto das políticas de inovação das ICTs aponte objetivos e diretrizes estratégicas de atuação no ambiente produtivo local, regional ou nacional. Considerando o exposto, as ICT´s públicas recebem papel crucial na missão de implementar as estratégias prioritárias nacionais voltadas para sustentabilidade, seja pelo conhecimento acumulado, seja pelo potencial de criarem produtos ou processos inovadores. Tomando como ponto de partida esse "gap", este trabalho tem como objetivo apresentar a viabilidade de reformulação da atual política de inovação do Instituto Federal do Amapá – IFAP, considerando a inclusão da bioeconomia entre seus objetivos e diretrizes estratégicas. A pesquisa a ser desenvolvida possui objetivos científicos de caráter descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, usando como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental e a aplicação de questionário semiestruturado. Foram analisados dados relativos à viabilidade de implementação da bioeconomia no rol de objetivos e diretrizes estratégicas da política de inovação do IFAP, avaliado o panorama externo do arcabouço normativo em que as ICT´s públicas da região norte se encontram, frente ao atual cenário interno da própria entidade. Além disso, foram propostos e aplicados indicadores de monitoramento da bioeconomia na instituição. Enquanto resultado, foi elaborado um Relatório Técnico Conclusivo contendo análise de viabilidade apto a subsidiar futura tomada de decisão da Gestão do IFAP a respeito implementação da bioeconomia enquanto objetivos e diretrizes estratégicas, além da edição de Minuta de alteração da atual política de inovação da entidade.

Externo à Instituição - DALTON CHAVES VILELA JUNIOR - UNAMA
Externo ao Programa - 2093634 - FELIPE MONTEIRO