Tecnologias ativas no ensino de física: criação e aplicação de um game como instrumento didático-pedagógico para o ensino de física/eletricidade no ensino médio
Jogo Educacional Digital. Ensino de Física. Gamificação. Recurso Didático Tecnológico.
O avanço tecnológico trouxe muitas mudanças sociais, política e econômica e sua inserção na educação não seria diferente, já que sua utilização como ferramenta pedagógica vem se intensificando. No Brasil, áreas do conhecimento como física vem ano após anos, colecionando resultados baixos em provas de avaliação de desempenho de aprendizagem. O desinteresse pela disciplina é um dos fatores que corroboram para essa realidade, pois impera nas salas de aula metodologias tradicionais, focada excessivamente no conteúdo e no professor. Com objetivo de disponibilizar uma alternativa de ferramenta tecnológica que contribua para mudar esse cenário foi desenvolvido neste projeto um jogo digital especifico para o ensino de Física. O projeto foi desenvolvido seguindo as etapas de levantamento teórico e prospectivo, desenvolvimento do jogo, avaliação dos impactos do uso do jogo, coleta de dados, por meio de questionário, e analise a luz da estatística descritiva e fatorial. O jogo foi criado seguindo as etapas de desenvolvimento de cenários, regras, criação dos personagens e dinâmicas de aprendizagem relacionados a conceitos de campo e carga elétrica. O jogo faz parte do acervo tecnológico do NITT/UNIFAP para licenciamento, sendo de fácil acesso aos interessados em utilizar o aplicativo. Espera-se como resultado que os alunos, professores e instituições de ensino possam utilizar esse jogo como ferramenta didática na sua prática de ensino. Dessa maneira, contribuindo para uma aprendizagem mais dinâmica, engajadora e significativa. Conclui-se, preliminarmente, que a inserção da tecnologia na educação é positiva, pois cada tecnologia impacta diferentemente no ensino aprendizagem do aluno, a depender da tecnologia utilizada e da intencionalidade com a qual ela é trabalhada, trazendo um universo de possibilidades para estudantes, professores, profissionais, instituições de ensino e empresas.