ENSINO DO TEMA PROPRIEDADE INTELECTUAL NA UNIFAP: UMA PROPOSTA DE CURSO DE CAPACITAÇÃO SOBRE PI AOS SERVIDORES E DISCENTES
Ensino de PI; UNIFAP; Curso de Capacitação; Propriedade Intelectual.
A capacitação de pessoas é um caminho essencial para atingir o desenvolvimento social, político e econômico da instituição e da região e particularmente da ciência, inovação e tecnologia. Neste sentido, o compartilhamento de conhecimento sobre PI torna-se fundamental para toda e qualquer instituição, especialmente para a universidade que tem a função de formar profissionais. Ademais, a legislação que trata sobre inovação e PI estabeleceram a necessidade da adoção de ações estratégicas para disseminação da temática. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é disseminar a importância da propriedade intelectual através da criação de curso de capacitação sobre PI, visando disponibilizar informações sobre a temática ao público da universidade, bem como atingir a outros indivíduos e instituições que busquem conhecimento na área. Visando atender ao objetivo do trabalho foram prospectados os cursos de capacitações relativos à propriedade intelectual no âmbito das Instituições Públicas de Ensino Superior do Amapá. Além disso, averiguou-se os cursos de graduação das instituições públicas que contém componentes curriculares que possuem abordagem relativa à propriedade intelectual, também foram contemplados as disciplinas cujos os conteúdos fazem referência aos termos “empreendedorismo” e “inovação”. Visando atingir o objetivo do trabalho, a metodologia adotada foi definida como pesquisa aplicada qualitativa, utilizou-se as técnicas de: pesquisa exploratória, qualitativa, bibliográfica e documental, visando coletar dados e informações, em documentos institucionais, legislações, normativos e outros materiais disponíveis projetos pedagógicos de cursos entre outras fontes primárias e secundárias. Além disso, utilizou-se o método de grupo focal para discussão e consolidação do conteúdo programático, cujo levantamento foi extraído por meio de pesquisa bibliográfica, inserindo-se os assuntos mais relevantes apontados pelos autores. Os temas foram debatidos no grupo focal, constituído por profissionais especialistas na área, que atuam nos setores demandantes: PROGEP e NITT, além de profissionais convidados do mestrado PROFNIT, representante do IFAP e UEAP. Como resultado da pesquisa foi possível identificar que não há ofertas de cursos de capacitação direcionado aos servidores e discentes cuja temática seja a PI, no que se refere às disciplinas disponibilizadas no âmbito da graduação, a oferta ainda é incipiente diante do contexto atual em que a PI alcançou mais relevância. Identificou-se que os cursos da UNIFAP que ofertam componentes curriculares sobre a temática é relativamente baixo comparado ao número de cursos de graduação existentes. Como produto da presente pesquisa, desenvolveu-se um artigo científico submetido à publicação de revista científica, bem como curso de capacitação disponibilizado na plataforma de cursos de capacitações da UNIFAP, podendo ser acessado pelos servidores e alunos da UNIFAP, além de outras instituições e o desenvolvimento de material didático. No aspecto científico, o artigo e a presente pesquisa contribuirão significativamente para ampliação do debate sobre PI no ambiente acadêmico como ferramenta estratégica de desenvolvimento e de apoio na gestão da instituição, bem como para o surgimento de outras iniciativas inovativas.